Bloco PrincipalBrasil

Embaixada vê tensão diminuir, mas mantém plano para retirar brasileiros do Irã

O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, disse à CNN que a tensão no país diminuiu e que, aos poucos, o clima de normalidade começa a voltar ao país, embora ainda não esteja clara a reação de Israel ao ataque iraniano no último sábado (13).

Diante da imprevisibilidade, a embaixada segue traçando planos para fazer a evacuação da comunidade brasileira no local, composta por entre 150 a 180 pessoas. De acordo com o embaixador, o Irã já manifestou que não haverá empecilhos para a saída de brasileiros.

“O clima aparentemente está voltando à normalidade nas ruas. Estamos mais tranquilos pelas declarações do Irã de que a retaliação terminou e pelas informações de que forças mais radicais de Israel não estão logrando êxito de revidar. Isso nos deixa mais confortáveis, mas não significa que não sigamos tomando as providências, visto que em uma situação dessa pode mudar de um dia para o outro”, disse o embaixador.

Nesta segunda, o Brasil participou de uma reunião com autoridades iranianas que fizeram um briefing para os adidos militares que estão no país sobre o conflito. Na conversa, foi reforçado que a retaliação do Irã e Israel foi dada como concluída.

Autoridades iranianas repassaram ao adido militar brasileiro que, em caso de necessidade de resgate, o Brasil teria apoio para retirar os seus cidadãos, graças às boas relações diplomáticas que mantém há 120 anos.

Uma das rotas estudadas pelo Brasil para retirar seus cidadãos, caso haja necessidade, é uma saída pela Turquia, onde não se exige visto para a entrada de brasileiros.

A maior parte dos brasileiros no Irã está na capital Teerã. Um grupo de WhatasApp já foi criado pela comunidade brasileira, que neste momento demonstra menos preocupação e não tem interesse em deixar o Irã agora.

Nesta terça-feira (16), o Brasil vai participar de uma reunião na embaixada na Argentina com outros países da América do Sul para discutir também a possibilidade de uma saída conjunta para seus cidadãos.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri