O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, empossou 95 novos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), nos cargos de Assistente em Administração, durante solenidade realizada no auditório da Reitoria, na tarde desta terça-feira (19). Na ocasião, o Reitor também anunciou que a UFPB realizará, oportunamente, um novo certame para TAE também para cargos da categoria D, que exige formação mínima de ensino médio, e para categoria E, cuja exigência é de diploma de nível superior.
Os novos TAEs empossados na data de hoje foram aprovados no concurso público regido pelo edital nº 53/2022, para o qual estavam previstas 74 vagas para o referido cargo. Estão sendo empossados, portanto, 21 servidores a mais, ou seja, um acréscimo de 28%.
Os novos servidores da UFPB, seus amigos e familiares lotaram o auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa, e foram recepcionados com uma apresentação da Pequena Orquestra Popular (POP), composta pelos músicos André Rodrigues (trompa), Daniel Lima (Trombone), Diego Rafael (violão) e Chico Santana (pandeiro), que encantou a plateia com versões instrumentais de famosas músicas da MPB.
Após a apresentação, foi dado início ao evento de posse com a formação da mesa, presidida pelo Reitor Valdiney Gouveia, que foi composta ainda pela Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia Pereira, e pelos coordenadores de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Cláudio Augusto, e de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQVSST), Franklin Hirschle Júnior, além da Diretora da Divisão de Seleção e Provisão (DSP), Lara Nóbrega.
Em sua fala, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia, saudou os novos servidores e seus familiares, agradecendo por terem escolhido prestar o concurso para a UFPB. A gestora pediu dedicação e esforço nas atividades a serem desenvolvidas pelos novos servidores e falou também sobre a esquematização da Progep para novas convocações.
“Estamos chamando um número bem superior ao que foi demandado no concurso em função das vacâncias, exonerações e aposentadorias. A atual gestão, acreditando tanto na relevância de nomear todos os concursados e de prover o quadro que se torna deficitário em função dessas aposentadorias, decidiu usar todos os códigos que estavam disponíveis para esse cargo. Estamos planejando as próximas posses e nomeações”, afirmou a Pró-reitora, informando que ainda serão chamados aprovados nos cargos de Administrador, Odontólogo, Agrônomo e Técnico em Assuntos Educacionais, para os quais há códigos de vagas.
Em seguida, falou o Reitor Valdiney Gouveia. Ao citar algumas das vantagens do cargo de TAE, como a oportunidade de afastamento remunerado para realização de mestrado e doutorado, o Reitor reivindicou aos novos servidores que, com seu trabalho, contribuam com o desenvolvimento da UFPB.
“A UFPB é muito maior do que qualquer um de nós individualmente. Sem nós, ela não existiria. Mas ela vai sempre existir para além de nós. Então é fundamental que sejamos parte e que tenhamos orgulho de ser UFPB”, enfatizou.
O Reitor também ressaltou, em seu discurso, a importância dos familiares para o êxito dos novos servidores no concurso público, pedindo aplausos de todos os aprovados às suas famílias, que tanto os apoiaram em suas jornadas.
“Vocês não venceram sozinhos. Tiveram o apoio de pessoas importantes que acreditaram em vocês nesse processo. Na verdade, quando somos aprovados, devemos dizer que algumas pessoas, como nossos familiares, permitiram que fôssemos aprovados. Então, não esqueçam o quão importante eles foram”, declarou o Reitor.
O reconhecimento aos familiares na conquista do cargo público, citado pelo Reitor no discurso aos presentes, está igualmente na fala do novo servidor Rodrigo Melo, de 31 anos, natural do Rio Grande do Norte. Ele mora na Paraíba há dois anos e, assim que desembarcou no Estado, colocou em seu planejamento a meta de ingressar na UFPB na condição de servidor público. Hoje, ele concretizou o tão almejado sonho.
“O sentimento é de gratidão a todo mundo que fez parte dessa trajetória, como meus pais e meu colegas. Eu venho de uma trajetória de estudos muito intensa e estou muito feliz de fazer parte, a partir de hoje, de uma instituição de renome como a Universidade Federal da Paraíba”, disse o novo TAE, lotado na Pró-reitoria de Graduação (PRG).
Já a nova servidora Thais Oliveira, de 35 anos, diz estar curiosa para conhecer as atividades que desenvolverá no cargo e também pelas oportunidades de crescimento profissional, um dos motivos pelos quais trocou a Prefeitura Municipal de João Pessoa pela UFPB.
“Estou com uma expectativa muito grande de como será daqui para frente, o que vou aprender no cargo e o que posso agregar na unidade de lotação”, afirmou Thaís, que vai exercer suas habilidades profissionais na Pró-reitoria de Extensão (Proex).
PBAGORA