Bloco Principal 2Paraiba

Dia ‘D’ do Novembro Azul teve mais de 300 atendimentos no Edson Ramalho

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em João Pessoa, promoveu, neste sábado (25), o Dia D em alusão ao Novembro Azul. Foram mais de 300 atendimentos realizados, entre consultas e exames voltados para a saúde do homem.

A ação propôs reforçar e incentivar os cuidados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, responsável por quase 16 mil mortes ao ano.

Na campanha, foram ofertados diversos serviços como testes de glicemia, hemograma, consulta com urologista, proctologista, além de exames especializados (ultrassonografia, tomografia e colonoscopia). Toda programação foi gratuita e aberta ao público.

De acordo com o diretor do hospital, Cícero Ludgero, a ação é importante, pois reforça a necessidade de realização dos exames periódicos como forma de cuidado. “Aqui, no Hospital Edson Ramalho, não seria diferente. Os pacientes serão todos atendidos, desde os exames de triagem até os exames de toque retal e dosagem de proteína do sangue [PSA]. Aos que forem indicativo de cirurgia serão regulados pelo estado e acompanhados aqui na unidade”, relatou Cícero.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e de poucos sintomas, quando no início, em cerca de 90% dos casos tratados ainda no princípio há chances de cura, por isso se faz tão importante os exames de rotina e a conscientização por hábitos mais saudáveis.

Conforme o médico urologista do HSGER, Rafael Arruda, os exames de toque retal e PSA, realizados para detectar se há câncer, devem ser feitos anualmente, em homens acima de 50 anos, no entanto, se houver casos na família é indicado a partir dos 45 anos. “É preciso que os homens vençam a barreira do preconceito e se sensibilizem sobre a importância da realização dos exames”, destacou o médico.

Para o paciente José Roberto da Silva, de 45 anos, essa ação é essencial como incentivo à prevenção, principalmente, pelo fato dos homens serem resistentes ao assunto. Ele esteve no hospital para realizar os exames pela primeira vez e parabenizou à unidade pela iniciativa. “É muito importante o hospital tomar essa atitude em ofertar os exames e influenciar positivamente para os meios de prevenção ao câncer de próstata”, afirmou José.

Segundo Ari Reis, diretor superintendente da Fundação PB Saúde, que gerencia o serviço hospitalar, o HSGER realiza mais de dez tipos de cirurgias urológicas. “Nessa unidade, ofertamos o cuidado integral à saúde do homem. Por meio da regulação estadual, são realizados procedimentos cirúrgicos endoscópicos diários para o tratamento de aumento da próstata, cirurgia para retirada da próstata; e ressecção endoscópica da próstata, conhecida como raspagem, indicada para desobstrução da passagem da urina”, frisou o diretor.

Conforme Railda Almeida, gestora de Práticas Multiprofissional em Saúde, o sucesso do evento ficou evidenciado nos atendimentos realizados e na assistência prestada.

MaisPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri