O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), apelidado de “Cometa do Século”, estará em seu ponto mais próximo da Terra no dia 13 de outubro. A menor distância entre o cometa e nosso planeta será de aproximadamente 70.724.459 quilômetros.
De acordo com Filipe Monteiro, pós-doutor do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a melhor época para observar o cometa será no início de outubro, após o período de maior aproximação do Sol.
O pesquisador ressalta que a visibilidade do cometa a olho nu ainda é incerta e pode exigir o uso de instrumentos como binóculos ou telescópios.
O cometa C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 e sua passagem pela Terra é um evento astronômico raro, com expectativa de grande brilho. Astrônomos e entusiastas do céu estão ansiosos para acompanhar este fenômeno.
Como observar?
Para observar o cometa, recomenda-se escolher locais com pouca poluição luminosa e com o horizonte leste e oeste desobstruídos.
A espiadinha no Cometa do Século também vai depender das condições metereológicas da sua região. “Talvez seja possível identificar uma mancha difusa, que pode ser melhor visualizada com o auxílio de instrumentos como binóculos ou câmeras”, explicou Monteiro.
Portal Terra