Bloco Destaque

Chuva retorna ao Rio Grande do Sul no próximo final de semana

A previsão do tempo para o Rio Grande do Sul indica o retorno da chuva a partir do próximo final de semana. Os modelos meteorológicos convergem para um cenário de avanço gradativo das precipitações no sul do estado a partir de sexta-feira, com intensificação ao longo do sábado e domingo.

Massa de ar quente no centro do Brasil

Uma massa de ar quente, que atua na região central do Brasil, tem mantido as chuvas concentradas no sul do país. Esse fenômeno meteorológico, que deve continuar até o dia 20, preocupa devido ao acúmulo de precipitações na região sul. A combinação de fatores meteorológicos, como a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera e o forçamento de uma nova frente fria, promete intensificar ainda mais a chuva no Rio Grande do Sul neste final de semana.

A partir de sexta-feira, a chegada de uma nova frente fria irá começar a deixar a atmosfera mais instável, mas, o sistema deve trazer chuva mais concentrada para o Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas serão a Lagoa dos Patos, a Região Metropolitana de Porto Alegre, os Vales e a Região Central. Os volumes de chuva nessas áreas devem variar entre 50 mm e 150 mm, podendo superar esses valores pontualmente no decorrer do final de semana.

A condição não é de chuva persistente e volumosa no estado, ocorrendo em um curto período, no entanto, a situação ainda preocupa devido aos episódios recentes de chuva extrema que o estado tem enfrentado.

 

CLIMATEMPO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri