Bloco Principal 3

Chuva de meteoros líridas tem pico a partir deste domingo (21)

Na madrugada entre este domingo (21) e a segunda-feira (22) acontece o pico de atividade da chuva de meteoros Líridas. Neste momento, será possível enxergar até 18 meteoros por hora, segundo o Projeto de Ciência Cidadã Exoss.

O fenômeno ocorre quando um grande número de corpos entra na atmosfera da Terra ao mesmo tempo. À medida que caem na direção do planeta, a resistência do ar sobre a rocha faz com que ela se torne extremamente quente, formando “estrelas-cadentes” no céu.

Os fragmentos da chuva de meteoro Líridas são deixados pelo cometa Thatcher enquanto orbita o Sol e para observá-los é ideal estar em ambientes escuros. Entretanto, a observação deste ano será prejudicada pela Lua, que estará 96% iluminada, segundo o Projeto de Ciência Cidadã Exoss.

“Nomeadas em homenagem à constelação de Lyra, as Líridas são uma das mais antigas chuvas de meteoros registradas – de acordo com alguns textos históricos chineses, a chuva foi vista há mais de 2.500 anos”, segundo o portal Time and Date.

Em abril também acontece a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks, o “Cometa do Diabo”, na terça-feira (23); e a conjunção entre Saturno, Marte e Mercúrio, no dia 30 de abril, quando os planetas estarão visualmente alinhados antes do amanhecer.

 

CNN BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri