Bloco Principal 1

Central Estadual de Transplantes registra 10ª doação de órgãos no Trauma-JP

A Central de Transplantes da Paraíba, unidade do Governo do Estado, registrou, nessa quarta-feira (15), no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, mais uma doação de múltiplos órgãos. Essa foi a décima doação realizada na unidade este ano. A doadora foi uma mulher de 37 anos, vítima de um edema cerebral.

A morte encefálica foi confirmada após a realização de exames clínicos e de imagem exigidos pelo protocolo determinado pelo Conselho Federal de Medicina. Com a permissão da família, a doação foi concretizada. Foram doados o fígado, os rins e as córneas.

O fígado foi destinado a uma paraibana de 29 anos; o rim direito foi aceito pela Central de Transplantes de Santa Catarina, e teve como receptora uma mulher de 20 anos; o rim esquerdo teve como receptor outro paraibano, de 48 anos. As córneas foram encaminhadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destaca o crescimento do número de doações no estado como resultado do compromisso das equipes envolvidas no processo com a causa. Este ano, a Paraíba já registrou 22 doações de múltiplos órgãos, aumentando em 90% as doações em relação ao mesmo período do ano passado.

“Que este aumento nas doações de órgãos sirva como um incentivo para continuarmos nosso trabalho com dedicação e empenho, sempre com o objetivo de proporcionar esperança e uma segunda chance de vida para aqueles que estão na lista de espera por um transplante”, enfatizou.

Só em 2024, o estado já registrou a realização de 85 transplantes de córneas, cinco de coração, 16 de fígado e 11 de rim. Ainda aguardam na lista de espera 561 pacientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri