Bloco Principal 3CulturaParaiba

Assembleia reconhece obra de Biliu de Campina como Patrimônio Cultural da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (08), o Projeto de Lei 2.615/2024 que reconhece a obra do cantor e compositor Biliu de Campina como Patrimônio Cultural do Estado. A proposta é de autoria do deputado Wallber Virgolino e presta homenagem a um dos maiores representantes do forró tradicional paraibano, que faleceu em julho de 2024.

Figura irreverente, Biliu de Campina — nascido Severino Xavier de Souza — adotou no nome artístico a cidade que tanto amava: Campina Grande. Com uma trajetória musical iniciada em 1978, Biliu ficou conhecido pelas letras bem-humoradas, crítica social afiada e defesa ferrenha das raízes do autêntico forró nordestino.

O projeto aprovado destaca o legado do artista na preservação e valorização do forró pé-de-serra, influenciado por ícones como Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti, a quem Biliu homenageou em seu disco “Tributo a Jackson e Rosil”. Além desse álbum, ele lançou outras produções independentes como Forró o Ano Inteiro e Matéria Paga, além dos CDs Do Jeito Que o Diabo Gosta e Forrobodologia — todos celebrando a identidade nordestina com muito ritmo e irreverência.

 

PB Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo