Bloco Principal 1

Após feto ser encontrado em Cabedelo, delegada aguarda resultados de exames para saber se casal cometeu crime; entenda

 

A delegada Luísa Correia deu mais detalhes sobre o caso do feto encontrado no bairro de Intermares, em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, nesta quarta-feira (22). Ela explicou que ainda não foi possível atribuir um crime contra o casal, pois pode ter havido um aborto natural. A mulher que confessou ser a gestante que gerou o feto passou por exames para identificação de tempo de gestação e outras informações sobre a gravidez que possam ajudar nas investigações da Polícia Civil da Paraíba.

Infanticídio, homicídio ou aborto espontâneo (natural)

“Feto ou criança, essa nomenclatura e se nasceu com vida ou se foi um aborto, a gente depende realmente dessa perícia técnica que está sendo produzida no Instituto de Polícia Científica (IPC), no Numol (Núcleo de Medicina e Odontologia Legal) para nos dizer isso: se respirou ao nascer, se já nasceu sem vida, o peso, as medidas, a idade gestacional, para que a gente primeiro tipifique se pode se tratar de um aborto, ou de um homicídio ou de um infanticídio porque, se foi praticado pela mãe logo após o parto, ela estando no estado puerperal, se trataria de um infanticídio. Então a gente lavrou o procedimento como “crime a esclarecer””, informou a delegada Luísa Correia, conforme apurou o ClickPB.

Feto abandonado

Ainda segundo a delegada, “o casal diz que realmente são os pais. São do interior, ele do interior da Paraíba e ela do interior de Pernambuco de famílias tradicionais conservadoras, com pensamentos muito arcaicos. Tiveram ali um desespero momentâneo, segundo a versão do casal, se depararam com o aborto e pensaram naquele momento no descarte.” Ela informa que “no caso de ocultação de cadáver, é preciso haver um cadáver. Eu não sei nem se é um aborto ou se é um feto. Então essa questão do descarte é complexo agora tipificar alguma coisa antes da conclusão da perícia.”

Perícia e exames para saber se houve crime

A delegada relatou, ainda, que “a gente, para concluir o feito, necessita do estudo de perícia científica. Ela vai para exame, coleta de DNA para a gente confirmar tecnicamente que ela é a mãe biológica do feto, ela vai para exame sexológico para sabermos a data exata do parto, a data gestacional, se há violência, indução… Isso só a perícia vai poder dizer. E para exame toxicológico para sabermos se houve a ingestão de substância que pudesse ter induzido esse nascimento prematuro. O feto não tem sinais de violência externa, segundo informações preliminares do perito.”

Indiciamento do casal

Luísa Correia declarou, também, que “nada impede que durante as conclusões do laudo, se vislumbrado um homicífio, infanticídio ou aborto provocado, eles podem ser indiciados. Isso não significa uma impunidade. Significa que não há um ato flagrancial. Isso não significa que eles não vão responder por nada. A gente só precisa saber pelo quê eles podem responder. E se o exame detecta que houve má formação da placenta que impediu e provocou um aborto natural, eles não respondem por nada. Mas isso depende de prova técnica nesse momento.”

Advogado também falou

O advogado Rafael Vieira disse que o casal está colaborando com as investigações. “Tanto nós da defesa como os delegados ainda estamos tomando conhecimento ainda dos elementos, entendendo o que aconteceu, ainda aguardando perícia. Seria leviano adiantar versões ou o que aconteceu. Está sendo apurado, está contando com a colaboração total deles dois, está contando com um relacionamento muito sereno com os policiais. Acredito, eu, que logo mais já vai estar tudo esclarecido.”

Ainda segundo o advogado de defesa, a jovem está passando por “exames de praxe, como corpo delito para verificar a integridade física das pessoas que foram detidas e também tomar conhecimento de eventuais lesões que possam ter relação com o fato delitivo. Mas todos são exames de praxe. O que vai ter agora de análise de perícia não é nada fora do habitual.”

CLICKPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri