A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) orientou a apreensão de implantes hormonais manipulados, conhecidos como “chips da beleza”, em todo o estado da Paraíba. A medida, que se estende a produtos similares ilegais, baseia-se na Resolução-RE nº 3.915/2024 da Anvisa, que proíbe a comercialização e uso desses produtos no Brasil.
O diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira de Menezes, afirmou que a proibição se deve a evidências de complicações de segurança apresentadas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. A medida preventiva se aplica a todas as farmácias de manipulação, conforme a Lei Federal nº 6.360/1976.
A Anvisa já havia alertado sobre o uso indiscriminado dos implantes hormonais, que são utilizados para emagrecimento, tratamento da menopausa e outros fins estéticos. Os principais riscos incluem elevação de colesterol, hipertensão, acidente vascular cerebral e outros efeitos colaterais graves.
A orientação é que as pessoas não utilizem esses produtos sem supervisão médica e que eventuais eventos adversos sejam reportados ao sistema VigMed da Anvisa.
Portal T5