Bloco Destaque 2Bloco Principal 2

Beber café pela manhã pode reduzir risco de morte por doenças cardiovasculares, mostra estudo

O hábito de tomar café pela manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Isso é o que aponta um novo estudo publicado na revista científica “European Heart Journal”.

A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostrou que aqueles que bebiam café pela manhã tiveram 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa e 31% menos chance de morrer por doenças cardiovasculares em comparação a pessoas que não bebiam café.

O mesmo não foi observado em pessoas que tomam café ao longo de todo o dia. Nesse cenário, não houve alteração na mortalidade.

Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos líderes da pesquisa, explica que esse é o primeiro estudo que testa padrões de tempo de consumo de café e seus impactos na saúde.

➡️O estudo entrevistou 40.725 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) entre 1999 e 2018. Os participantes foram questionados sobre todos os alimentos que consumiam ao longo do dia, incluindo se bebiam café, quanto e quando.

“Há evidências consistentes mostrando os benefícios de beber café e uma relação próxima entre comportamentos circadianos [entenda mais abaixo] e a saúde humana”, comenta Lu Qi.

Café e o ciclo circadiano

 

Apesar do estudo não indicar o porquê de o consumo matinal da bebida reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, Qi levanta uma hipótese que poderia explicar essa relação observada.

“Uma possível explicação é que consumir café à tarde ou à noite pode interromper os ritmos circadianos e os níveis de hormônios, como a melatonina”, sugere.

👉O ritmo ou ciclo circadiano é popularmente conhecido como relógio biológico. É o mecanismo do corpo que regula as atividades diárias do organismo dentro de aproximadamente 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo