Mães destacam qualidade do ensino do Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa
O Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest), localizado na Avenida Epitácio Pessoa, tem se tornado referência para as famílias pessoenses que buscam incluir no currículo dos filhos uma segunda língua. Este é o caso de Clênia Daisy dos Reis, moradora de Manaíra, que cita dois fatores que pesaram na escolha da escola para matricular os dois filhos no curso de Espanhol: a qualidade de ensino, com o comprometimento de toda a equipe, e a gratuidade do serviço.
“Além de ser gratuito, o ensino aqui é muito bom e isso tem ajudado muito no desempenho dos meus filhos como um todo. É muito importante estudar outra língua de olho no mercado de trabalho para o futuro deles”, declarou Clênia Reis, ressaltando que o Celest já tem o reconhecimento do público pela sua qualidade de ensino e que foi ‘essa fama’ que a levou a buscar as duas vagas.
Luísa de Lima, moradora de Miramar, também tem um filho estudando no Celest e disse que está bastante satisfeita com a evolução dele no Inglês, tanto na leitura de textos, quanto na fala. “Ele é aluno daqui há três anos e já fala bem o idioma, inclusive assiste vídeos estrangeiros. Mesmo a aula começando às 7h, ele não reclama de acordar cedo e sai animado porque gosta do centro e da equipe”, confessou.
Ela disse que é gratificante ver esse interesse do filho espontaneamente porque acha que “aprender uma segunda língua, principalmente o Inglês que é o que ele faz, é essencial para desenvolver qualquer atividade hoje, desde para entrar na faculdade, conhecer outras culturas e para ter uma profissão, enfim, é o ideal para quem quer ter um futuro promissor”, frisou Luísa.
A mãe revelou que o filho mostra os avanços de um bom aprendizado diariamente e afirma: “O interesse pelo Inglês partiu dele, mas eu quem escolhi o local com base nas referências de algumas amigas. É um serviço público de qualidade que eu recomendo. É uma pena que não possa atender toda a demanda da população, porque tem muita gente que queria esse acesso”.
A diretora do Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras, Jéssica Holanda, confirmou que a procura por vagas é grande e constante. “Atualmente, temos cerca de 600 alunos matriculados nos nossos cursos de idiomas – Inglês, Espanhol e Francês. O Celest oferta vagas para os alunos da rede municipal de ensino, a partir do 6º ano ao 9º ano. “O nosso carro-chefe, com turmas maiores e com uma concorrência cada vez maior é o Inglês”, destacou.
A unidade escolar, conforme explicou, também tem turmas de adultos, só que nos horários de fim de tarde e noite, todos os dias, de segunda a sexta-feira. “Além desses cursos, oferecemos Alemão e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Todos estes cursos são ofertados no Celest de forma gratuita para qualquer adulto da comunidade, como também para professores da Rede Municipal de Ensino, visando sua qualificação, e ainda para servidores do Município, com limite de vagas ainda para o público em geral. São cerca de 1.400 alunos matriculados na instituição nos diversos cursos”, detalhou.
Serviço – O Celest fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 1.840, no bairro dos Expedicionários. Interessados podem entrar em contato através do telefone (83) 99604-4389 e/ou via e-mail: celest@educa.joaopessoa.pb.gov.br. As matrículas para 2025 serão abertas em janeiro.