Bloco Principal 2

Presidente chinês faz primeira visita à Rússia desde o começo da guerra na Ucrânia

Os presidentes da Rússia e da China se encontraram nesta segunda-feira (20) em Moscou.

Xi Jinping foi recebido com tapete vermelho. No aeroporto, à sua espera, integrantes do primeiro escalão do governo e uma cerimônia calorosa, com direito a banda e inspeção de tropas.

É a primeira vez que Xi Jinping visita Vladimir Putin na Rússia desde o começo da guerra na Ucrânia.

Na reunião, diante das câmeras, Putin elogiou o salto tecnológico da China e, descontraído, disse que sente até um pouco de inveja. O presidente chinês respondeu com um sorriso e, logo depois, falou que tem certeza que Putin vai ser reeleito no ano que vem.

Mas, se dependesse da comunidade internacional, a cadeia seria o destino de Putin. Nesta segunda-feira (20), em Londres, ministros da Justiça de dezenas de países se reuniram para demonstrar apoio ao Tribunal Penal Internacional. Na última sexta-feira (17), a corte expediu um mandado de prisão contra o presidente russo por crimes de guerra.

O procurador-geral da instituição ressaltou que esse é um momento sombrio e que é a primeira vez que o tribunal emite esse tipo de decisão contra o líder de um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

A Rússia, que não reconhece a jurisdição do TPI, abriu uma investigação criminal contra os juízes e declarou que vai levar em consideração o acordo de paz proposto pelo visitante chinês.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo