A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) entregou, nesta quarta-feira (2), a Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar, a 40ª unidade totalmente requalificada, moderna, com padrão tecnológico, de inclusão, mais conforto e acessibilidade.
A instituição foi entregue pela secretária da Educação de João Pessoa, América Castro, acompanhada da secretária executiva, Luciana Dias. “Nossa sensação é de dever cumprido. Lembro muito bem quando eu cheguei nessa escola que ela era ruim, porque usava o prédio antigo de uma parceria que a gente tinha com o Rotary que, graças a Deus, liberou para que a gente pudesse fazer toda essa mudança na infraestrutura. A gente está aqui trazendo de volta para a comunidade uma escola nova que foi praticamente reconstruída. A gente, eu principalmente como professora pública, estamos muito felizes. Me sinto realizada em poder contribuir com a melhoria da qualidade de ensino desse Município, que hoje é o meu Município, e também ajuda aos meus pares”, destacou América Castro.
Foram construídos na escola sala para professores com banheiro, sala dos especialistas, secretaria, lavanderia, depósito, diretoria, biblioteca, Sala Google, três novas baterias de banheiro sendo um deles com acessibilidade. Foram investidos R$ 1.608.216,30.
A alegria e emoção tomou conta dos estudantes e professores que participaram da solenidade de entrega da escola. A aluna Letícia Nayara, 9 anos, da turma do 4° ano, não escondeu a emoção em entrar pela primeira vez em uma biblioteca. “Eu me senti muito agradecida porque a escola nunca esteve assim. Desde que eu cheguei aqui, no 1º ano do Ensino Fundamental, ela não estava tão organizada como está agora. Era o meu sonho ir para uma biblioteca. Eu queria muito ir para uma biblioteca porque eu amo ler. Estou muito feliz”, disse com sorriso no rosto a estudante.
A Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar tem cerca de 210 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Durante a solenidade de entrega a aluna Maria Eduarda, do 5º ano, falou do sentimento em estudar nesta escola. “Hoje estamos celebrando um sonho realizado. Cada sala nova, cada parede pintada, cada detalhe desse lugar nos mostra o quanto somos importantes e o quanto vocês acreditam no nosso futuro. Aqui é a nossa segunda casa, onde a gente cresce, aprende e faz amigos. E agora está mais bonita, mais segura, mais acolhedora e pronta para nos ensinar tudo o que queremos e podemos ser. Estou feliz em estar concluído o quinto ano, mas com o coração apertado em ter que sair”, ressaltou Maria Eduarda.
A unidade de ensino agora está 100% acessível, foi construído um reservatório de 20 mil litros d’água, recreio coberto, refeitório amplo e um mini campinho gramado.
O vice-presidente do Rotary Club de João Pessoa, Arnóbio Dias de Pontes, falou sobre esta parceria com a Prefeitura de João Pessoa. “Estou tendo a oportunidade de demonstrar a minha alegria e felicidade em ver essa escola totalmente transformada. Viemos aqui várias vezes, mas a obra não estava concluída. E hoje viemos participar e conhecemos todas as salas que foram reformuladas, todas climatizadas, cadeiras novas, ambientes novos, mesas novas. E essa sala Google para mim foi uma surpresa maior”, destacou o vice-presidente do Rotary.
Maria Clara é diretora pedagógica da instituição há 10 anos. Ela está na escola há 14 anos onde iniciou como professora. A diretora também se emocionou com o que viu. “Eu fico emocionada quando eu vejo toda esta transformação. O tempo que faz que estou aqui nunca vi ser colocado um tijolo, uma pedra nesta escola. Então assim, hoje é um sonho realizado para todos nós que fazemos parte dessa escola e um orgulho por ter passado por uma reforma tão grandiosa dessa. Nossos alunos hoje têm dignidade”, ressaltou a diretora.
A diretora administrativa, Sabrina Kelly, estava vislumbrada com toda a mudança. “Primeiro eu não acreditava. A sensação foi de felicidade em chegar e encontrar uma escola nova, limpa, organizada, ambientes de biblioteca, sala Google, salas renovadas, ar-condicionado, algo que os alunos almejavam tanto e o principal, dignidade. Um espaço que tem dignidade para que eles possam estudar de verdade. Na realidade hoje nós temos uma escola de verdade. Antes tínhamos um ambiente que os alunos estudavam. O meu coração está explodindo de alegria e felicidade”, disse Sabrina que atua como diretora há oito anos na Escola Rotary.
PARAÍBA.COM