Brasil tem 4 acordos em ciência e tecnologia para fechar na China
Lula irá ao país asiático no fim de março e levará ministros; Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) também irá
O Ministério da Ciência e Tecnologia tem 3 acordos para assinar com a China durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático. Ainda há um 4º relativo a órgãos da área:
- Satélites – o principal, dá continuidade à cooperação Brasil-China no lançamento desses artefatos;
- Geral – abre portas para negociar cooperações tecnológicas entre os países em áreas como nanotecnologia, computação quântica e conexão 5G;
- TIC’s – cooperação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação;
- AEB e Inpe – a Agência Espacial Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais devem assinar cooperação com seus órgãos homólogos da China.
A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, acompanhará Lula na viagem. Ao menos os seguintes integrantes do governo também devem ir:
- Mauro Vieira – ministro das Relações Exteriores;
- Fernando Haddad – ministro da Fazenda;
- Carlos Fávaro – ministro da Agricultura;
- Márcio Elias Rosa – secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio;
- Jorge Viana – presidente da Apex;
- Celso Amorim – chefe da assessoria especial de Lula.
Também haverá comitivas de congressistas e empresários. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devem ir. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), é outro provável participante.
Há cerca de 30 acordos sendo finalizados para assinatura. Vão de áreas óbvias, como agricultura, a outras menos chamativas, como cultura e esporte. A equipe de Celso Amorim prepara um briefing para Lula sobre os tratados e informações gerais para a viagem.
Poder360