Pastel de carne com açúcar ganha fama com Juliette, vira patrimônio e sai das docerias direto para o São João de Campina Grande
Juliette, cantora e campeã do BBB 21, é fã de uma combinação curiosa na gastronomia nordestina e que virou até patrimônio cultural imaterial da Paraíba: o pastel de carne com açúcar.
A iguaria já tinha espaço em Campina Grande, principalmente por meio de uma famosa doceria da cidade, e após a repercussão dada ao alimento pela ex-BBB, o pastel de carne com açúcar virou um fenômeno. No Parque do Povo, as pastelarias resolveram introduzir a comida no São João de Campina Grande em 2024.
O pastel de carne com açúcar é originário do estado de Pernambuco, mas é consumido em várias regiões do Nordeste e é um salgado de festa recheado de carne moída e polvilhado com açúcar por cima.
Pastel de carne com açúcar é considerado patrimônio imaterial da Paraíba — Foto: Tortlas Confeitaria/Divulgação
Este ano, ela voltou a “fazer propaganda” do salgadinho durante uma entrevista a um podcast. “É bom, confiem em mim. Quando me convidam para as festas no Rio de Janeiro, eu levo e a galera fica doida”, comentou.
Juliette falou do pastel de carne com açúcar pela primeira vez em vídeo postado no Instagram em 2022 — Foto: Juliette/Reprodução
Em 2024, a iguaria gastronômica, através de um projeto de lei, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. Na justificativa formal do projeto, Tovar Correia Lima (PSDB), deputado estadual e autor do projeto, explica que “sua história remonta a tradições familiares e receitas passadas de geração em geração”.
Pastel de carne com açúcar no São João de Campina Grande — Foto: Erickson Nogueira/g1