A previsão do tempo para o Rio Grande do Sul indica o retorno da chuva a partir do próximo final de semana. Os modelos meteorológicos convergem para um cenário de avanço gradativo das precipitações no sul do estado a partir de sexta-feira, com intensificação ao longo do sábado e domingo.
Uma massa de ar quente, que atua na região central do Brasil, tem mantido as chuvas concentradas no sul do país. Esse fenômeno meteorológico, que deve continuar até o dia 20, preocupa devido ao acúmulo de precipitações na região sul. A combinação de fatores meteorológicos, como a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera e o forçamento de uma nova frente fria, promete intensificar ainda mais a chuva no Rio Grande do Sul neste final de semana.
A partir de sexta-feira, a chegada de uma nova frente fria irá começar a deixar a atmosfera mais instável, mas, o sistema deve trazer chuva mais concentrada para o Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas serão a Lagoa dos Patos, a Região Metropolitana de Porto Alegre, os Vales e a Região Central. Os volumes de chuva nessas áreas devem variar entre 50 mm e 150 mm, podendo superar esses valores pontualmente no decorrer do final de semana.
A condição não é de chuva persistente e volumosa no estado, ocorrendo em um curto período, no entanto, a situação ainda preocupa devido aos episódios recentes de chuva extrema que o estado tem enfrentado.
CLIMATEMPO