Bloco PrincipalBrasil

Golpe da Renda Extra Prolifera por Meio de Perfis Falsos

Um novo golpe tem tido grande repercussão nas redes sociais, principalmente entre usuários que buscam uma renda extra. Nesta semana, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre criminosos que têm utilizado aplicativos de mensagens para oferecer uma oportunidade de ganhar dinheiro de forma rápida e fácil em troca da realização de simples tarefas, como curtir fotos, comentar postagens e seguir contas de empresas e lojistas nas redes sociais.

Chamada de “golpe da tarefa” ou “golpe da renda extra”, a prática começa com a criação de perfis falsos em aplicativos de mensagens como o WhatsApp — no qual esses perfis costumam estar vinculados a números de telefone de outros países —, em que o criminoso se apresenta como representante de uma empresa de marketing digital que está selecionando interessados para trabalhar de maneira on-line.

Sob a justificativa de ajudar comerciantes a ter maior visibilidade na internet, o golpista explica que o trabalho consiste na realização de pequenas tarefas diárias, oferecendo ganhos que podem variar entre R$ 100 e R$1,5 mil por dia.

Aceitando a proposta, o participante é adicionado a um grupo de mensagens. No início, as pequenas tarefas realmente são remuneradas, e o golpista faz depósitos na conta da vítima para gerar certa credibilidade, mas, sempre, em operações de baixo valor.

A partir daí, chega um momento em que a vítima recebe uma tarefa que requer um pagamento para a participação, valor que o golpista afirma que será recuperado ainda no mesmo dia. Outros participantes do grupo de mensagens enviam comprovantes de pagamentos recebidos após a realização das tarefas, o que induz a vítima a continuar no esquema. Essas tarefas pré-pagas prometem ganhos mais altos. Após a vítima depositar o dinheiro, o golpista desaparece.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo