Bloco DestaqueBrasil

Avião com brasileiros e parentes repatriados da Faixa de Gaza pousa no Recife

Os 32 brasileiros e parentes próximos repatriados da Faixa de Gaza, região onde o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas é mais intenso, pousaram na Base Aérea do Recife (PE), na noite desta segunda-feira (13). De lá, o grupo seguiu para a Base Aérea de Brasília, onde será recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passará a noite. A aeronave decolou da capital pernambucana às 21h07.

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer instalações e alimentação aos repatriados na base da capital do país, além de atendimentos de saúde no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB). Eles devem passar duas noites nas acomodações brasilienses.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é responsável pelo acolhimento das famílias. De acordo com a pasta, depois da estadia na Base Aérea de Brasília, as famílias pegarão um voo para Guarulhos (SP), de onde serão transportadas para uma unidade de acolhimento pela Polícia Federal.

A bordo da aeronave cedida pela Presidência da República estão 17 crianças, nove mulheres e seis homens. O grupo foi autorizado a deixar Gaza pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas deste domingo (12). Antes de chegar à capital pernambucana, o avião fez um pouso técnico em Las Palmas, na Espanha.

Desde a divulgação da primeira relação, com 34 nomes, houve duas desistências. Foram mais de três semanas de espera pela permissão das autoridades envolvidas na guerra para cruzar a fronteira. O grupo fez a imigração e foi transportado em vans fretadas pela embaixada brasileira no Egito. Eles chegaram ao Cairo na noite deste domingo.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou também no domingo que os palestinos parentes de brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza em direção ao Brasil serão acolhidos em uma ação conjunta dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e da Casa Civil (MDS), além das pastas das Relações Exteriores e da Defesa, que coordenaram a operação de repatriação.

“Na chegada, também teremos participação do MJ-SP [Ministério Público de São Paulo] e do MDS, na parte de apoio a todos esses brasileiros. O Ministério do Desenvolvimento Social tem, junto à Casa Civil, esse sistema de apoio e acolhimento. Será disponibilizada identidade, permissão de trabalho, acesso ao SUS e a toda a rede de apoio social para refugiados, inclusive com opções de pedido de refúgio e de regularização da situação de cada um”, afirmou Vieira.

Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza, o governo federal já resgatou, desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, 1.445 brasileiros e familiares. O número contabiliza oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira na Operação Voltando em Paz. Além das pessoas, 53 animais de estimação foram resgatados.

O Brasil também mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água a Gaza. No dia 30 de outubro, foi enviada 1,5 tonelada de alimentos. No carregamento estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo