O Botafogo-PB encaminhou ao Ministério Público, através do Núcleo de Defesa do Torcedor (Nudetor), uma solicitação para que a capacidade do estádio Almeidão seja ampliada. Por determinação da instituição no começo deste ano com base em questões de segurança, apenas 8.500 lugares estão habilitados do estádio – que suporta mais de 20.000 espectadores. No entanto, adequações foram atendidas e a expectativa é que ocorra a mudança.
No dia 28 de agosto o Corpo de Bombeiros realizou uma nova vistoria, e sinalizou positivamente o aumento de público em 11.600 torcedores. No entanto, um laudo da Polícia Militar com vigência até o fim deste ano diverge em alguns pontos da análise do Corpo de Bombeiros.
“A intenção da Polícia Militar não é de obstacular nada, nem dos Bombeiros. Queremos chegar a um consenso para que o público autorizado tenha segurança”, afirmou ao Portal T5 o coronel Francimar, que é comandante do Policiamento da Região Metropolitana de João Pessoa.
Um dos pontos perceptíveis pelos frequentadores no Almidão diz respeito ao tópico de escoamento e acesso do público ao campo de jogo. Antes, havia apenas quatro rampas que ligavam os tobogãs ao gramado. Este número foi ampliado, e hoje são cerca de 20 pontos – o que segundo Francimar, exige um aumento de efetivo militar dentro do estádio para garantir a segurança. Quem esteve no jogo entre Botafogo-PB e Amazonas, pela primeira rodada do quadrangular o acesso, percebeu que apenas uma fita isolante impedia o acesso dos torcedores pelas rampas, que estavam sem os devidos portões.
Para solucionar a questão, uma reunião entre Ministério Público, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foi agendada para o dia 19 – próxima terça-feira – na sede do MPPB. “Isso para chegar a um público ideal que atenda aos critérios de segurança, antevendo situações que podem acontecer”, finalizou o coronel.
O próximo jogo do Botafogo-PB em casa pela Série C é diante do Paysandu, no dia 23 de setembro.
Portal T5