Bloco Principal 1Paraiba

Paraíba tem quatro açudes secos e 18 com menos de 10% da capacidade, aponta Aesa

A Paraíba tem quatro açudes completamente secos e outros 18 em situação crítica, com volume de água inferior a 10% da capacidade total. Os dados foram levantados pelo g1 com base em informações da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB). Veja a lista da situação dos açudes no final da matéria.

Os quatro açudes que estão completamente secos são Caraibeiras, em Picuí; Prata II, em Prata; Sabonete, em Teixeira; e São Mamede, no município de mesmo nome. Segundo a Aesa-PB, todos estão com 0,00% da capacidade de armazenamento.

Entre os 18 reservatórios classificados em situação crítica, o volume armazenado varia de 0,04% a 9,61%. O menor percentual é registrado no açude Bastiana, em Teixeira. Já o maior está no reservatório Serrote, em Monteiro, no Cariri paraibano.

A Aesa-PB monitora os reservatórios do estado e os classifica de acordo com o volume de água armazenado. As categorias incluem açudes que estão “sangrando”, quando atingem 100% ou mais da capacidade, além de situações favorável, normal, de observação, de atenção e crítica.

A classificação de situação crítica é atribuída aos reservatórios que estão com menos de 10% da capacidade total.

Volumes dos açudes na Paraíba em agosto

Açudes acima da capacidade (Sangrando / 100% ou mais)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo