Bloco Principal 4

Xuxa 60 anos: polêmicas, curiosidades e sucesso

 

Maria da Graça Xuxa Meneghel. Modelo, atriz, empresária, cantora e uma das maiores apresentadoras da história da televisão brasileira completa 60 anos nesta segunda-feira (27). As comemorações já acontecem há algumas semanas, com a presença ilustre da Rainha dos Baixinhos em diversos programas da Globo. Além disso, ao longo do final de semana, festejou seus pré-60 anos ao lado fãs, amigos e familiares em um navio em alto-mar

Xuxa quebrou recordes, encantou multidões, fez sucesso internacional e foi alvo de ataques, fofocas e julgamentos. Linda, alta, loira e famosa, foi o centro de todas as atenções desde que começou a carreira como modelo nos anos 1980. E a fama, disse Xuxa diversas vezes, teve seu preço.

‘Amor Estranho Amor’

 

Em 1982, Xuxa participou do filme “Amor, Estranho, Amor”, dirigido por Walter Hugo Khouri e estrelado também por Vera Fischer e Tarcísio Meira. A história se passa em um bordel e a cena da personagem Tamara, interpretada por Xuxa, ao se envolver com o personagem Hugo, ainda adolescente, perseguiu a apresentadora por anos.

Até hoje, em entrevistas, Xuxa comenta como aquele trabalho, de uma época em que ela ainda não trabalhava com o público infantil, fez com que seu nome ficasse atrelado ao caso de assédio sexual de um menor.

Em entrevista ao Fantástico, em 2020, Xuxa falou para Renata Ceribelli: “Quem não viu o filme, por favor veja. Esse filme fala de uma coisa muito atual, que é a exploração infantil”.

Machismo

 

Xuxa migrou das passarelas para a televisão à convite do diretor Maurício Sherman, que apostou no talento dela como a nova apresentadora infantil da extinta TV Manchete.

“Quando eu comecei a trabalhar, eles me viam assim, se sou loira, se sou modelo, sou uma prostituta”, disse a apresentadora.

Cena do longa Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988). — Foto: Divulgação

Cena do longa Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988). — Foto: Divulgação

Além de ser descreditada pela sua imagem e por ser mulher, Xuxa também relatou ao programa “Na Moral”, apresentado por Pedro Bial, como teve dificuldade em manter relacionamentos amorosos durante a vida. Os encontros eram sempre marcados pela surpresa de quem não queria conhecer a pessoa Xuxa, mas queria estar com a apresentadora, a imagem da televisão.

Relacionamentos

 

Por falar em relacionamentos, a fama chegou para Xuxa junto com um relacionamento com o Rei do Futebol, Pelé. O casal se conheceu nos início dos anos 1980 e ficou junto por seis anos. Na época ela tinha 17 anos, e ele, 41. E, claro, o lado que mais sofreu preconceito foi o dela, que era chamada de interesseira e prostituta.

Pelé e Xuxa durante o 36º Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França, em maio de 1983 — Foto: Ralph Gatti/AFP/Arquivo

Pelé e Xuxa durante o 36º Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França, em maio de 1983 — Foto: Ralph Gatti/AFP/Arquivo

“Quando comecei a namorar o Pelé, teve uma época em que as pessoas falavam assim, tinha até uma piada, que diziam: qual é a diferença entre a a Xuxa e o chuchu? Que a Xuxa era comida de preto rico e chuchu era comida de preto pobre”, comentou a apresentadora ao Fantástico.

Depois veio o namoro com Ayrton Senna, piloto brasileiro da Fórmula 1, que morreu durante uma corrida no GP Ímola, na Itália, em maio de 1994. Na época do acidente, Xuxa e Senna já não estavam mais juntos. Ela comentou ao jornalista Pedro Bial, no entanto, que um dia antes da morte do seu ex-namorado, tinha decido procurá-lo novamente. “Isso foi no sábado, ele morreu no domingo”, confessou.

Luciano Szafir e Xuxa no aniversário de 1 ano de Sasha em 1999 — Foto: Fernanda Fernandes/Estadão Conteúdo/Arquivo

Luciano Szafir e Xuxa no aniversário de 1 ano de Sasha em 1999 — Foto: Fernanda Fernandes/Estadão Conteúdo/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo