Denúncias de crimes cibernéticos no Brasil aumentam em 2025; foram quase 90 mil novas queixas

As denúncias de crimes cibernéticos no Brasil aumentaram em 2025. Foram quase 90 mil novas queixas, quase 30% a mais.
Quando publicou uma foto celebrando a posse como delegada da Polícia Civil de São Paulo, Raphaela Cardoso não tinha ideia dos ataques que sofreria. Em uma das mensagens, a foto dela, na posse, foi alterada por inteligência artificial como se ela estivesse fazendo trabalho doméstico. Ela denunciou o caso, que está sendo investigado.
Denúncias como essa – de misoginia, que é o ódio contra mulheres – aumentaram em 2025, de acordo com a SaferNet, organização que defende os direitos humanos na internet no Brasil. Foram quase 9 mil casos, 225% a mais do que em 2024.
O uso de inteligência artificial para gerar imagens de abuso foi um dos responsáveis pela explosão de denúncias de exploração e abuso infantil na internet. Foram mais de 63 mil, a segunda maior marca em 20 anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/V/J/BIlXBPTnmmFVyPTBL8dw/globo-canal-4-20260210-2000-frame-76917.jpeg)
Denúncias de crimes cibernéticos no Brasil aumentam em 2025 — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Laís Peretto, diretora executiva da Childhood Brasil, que atua no combate à exploração sexual infantojuvenil, avalia que o diálogo é a maior forma de prevenção, além do cuidado com qualquer postagem de imagens:




