Entre setembro e dezembro de 2021, saiba que quem conseguir economizar no consumo de energia pode receber um desconto na fatura. A ideia faz parte do “Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica”, uma iniciativa do governo para tentar aliviar os impactos do aumento da conta de luz no bolso dos brasileiros.

Vale lembrar que as tarifas ficaram ainda mais caras por conta da crise hídrica, que deixou os reservatórios em baixa. Inclusive, já está em vigor uma nova bandeira que adiciona uma taxa de R$ 14,20 quando o consumo ultrapassa a faixa dos 100 kWh.

Pensando nisso, confira como conseguir o desconto adotando algumas dicas que vão te ajudar a reduzir o consumo de eletricidade na sua casa.

Como conseguir o desconto?

Para conseguir o benefício, é preciso preencher um requisito básico: economizar de 10% até 20% na média de consumo entre setembro e dezembro em comparação com o mesmo período do ano passado.

Se conseguir, o desconto virá discriminado na primeira fatura emitida após a medição de energia de dezembro.

Quer um exemplo prático? Pois bem. Digamos que a sua família consumiu entre setembro e dezembro do ano passado uma média de 100 kWh/mês. Caso consiga consumir uma média de 90 kWh/mês de setembro a dezembro de 2021, ou seja, uma economia de 10%, você receberá já estará elegível para o desconto.

O programa contempla todos os que pagam conta de luz para uma companhia local de energia. Vale ressaltar que o abatimento fica maior à medida que a economia de energia aumenta. No entanto, o limite é de 20%.

Para saber como calcular o desconto na conta clique aqui.

Dicas para reduzir o consumo de energia

1. Tente abrir a porta da geladeira por menos tempo. Para isso, um “truque” é organizar os alimentos para encontrá-los mais rápido.

PUBLICIDADE

2. Vai viajar por muitos dias? Uma boa ideia é esvaziar e desligar a sua geladeira.

3. Por fim, evite guardar alimentos quentes para não sobrecarregar o consumo da geladeira. Deixá-la longe do fogão e da exposição ao sol e calor também ajuda.

4. Outro vilão do consumo de eletricidade é o chuveiro elétrico. A dica é tomar banhos mais rápidos e aproveitar os dias de calor para usar o modo verão, que gasta menos eletricidade.

5. Procure lavar todas as suas roupas de uma vez, ou acumule grandes volumes para economizar nos ciclos e na conta no fim do mês.

6. Deixe o ar-condicionado apenas para o período mais quente do dia.

7. Aproveite a luz do sol! A luz do dia ilumina os ambientes na sua casa dispensando o uso de lâmpadas durante o dia.

8. Tire os eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

9. Outro conselho, principalmente para quem está investindo em novos eletrodomésticos, é optar por aqueles com que trazem a etiqueta de eficiência energética.

10. A última dica é tentar economizar entre 18h e 21h. Esse é o período de maior consumo, que costuma gerar sobrecarregas ao sistema e aumentar os riscos de interrupção no fornecimento de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − doze =