Bloco Principal 3

5G na Paraíba: após 1 ano, tecnologia está disponível apenas em João Pessoa e Campina Grande

 

A chegada da tecnologia 5G ao Brasil na telefonia móvel completa um ano nesta quinta-feira (6) e pouco a pouco a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem ampliando as autorizações para que as empresas ampliem suas coberturas no estado. Mas, ao menos por ora, o novo sinal, que é mais rápido e com mais capacidade de tráfego de dados, está localizado nas duas principais cidades paraibanas, com alcance adicionais em alguns municípios adjacentes.

De acordo com a Anatel, por exemplo, 31 cidades paraibanas já estão aptas para receber o sinal, mas os mapas divulgados pelas empresas que têm concessão de explorar o serviço no Estado (Claro, TIM e Vivo) demonstram que a tecnologia está mesmo concentrada em João Pessoa e em Campina Grande. A promessa, contudo, é de uma ampliação gradativa nos próximos meses e anos.

Para se ter uma ideia, todas as estações de sinal 5G já instaladas por essas três empresas na Paraíba estão localizadas ou em João Pessoa ou em Campina Grande. Os dados, mais uma vez, são da Anatel.

A TIM é a empresa com mais estações, 37 ao todo, sendo que 30 estão em João Pessoa e sete em Campina Grande. A Claro, por sua vez, com um total de 35 estações, têm 33 em João Pessoa e duas em Campina Grande. Por fim, a Claro, de um total de 30, possui 25 na capital paraibana e cinco na Rainha da Borborema.

Essa disparidade entre cidades com autorização dada para a chegada de 5G e aquelas de fato com a tecnologia se dá porque as empresas não estão obrigadas a colocar o serviço tão logo as autorizações são dadas. E, com isso, o aumento da abrangência respeita as operações e as estratégias de cada empresa.

Na Paraíba, já são 31 os municípios com liberação dada pela Anatel para a chegada da tecnologia, 47 com planejamento aprovado para que a liberação aconteça numa data já definida pela Agência e 145 que ainda esperam ser incluídos no cronograma nacional.

Mas, segundo as empresas, os municípios maiores, até por causa da demanda de clientes, vão ter prioridade. A Vivo, por exemplo, explicou por meio de nota que a primeira meta foi incluir a tecnologia em todas as capitais e em todos os municípios com mais de 500 mil habitantes, o que significa dizer que 22% da sua base de clientes pós-pago já possui aparelhos compatíveis com a nova rede. Na Paraíba, a empresa confirma, as cidades de João Pessoa e Campina Grande foram as primeiras e únicas até o momento com cobertura 5G.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri