O governador da Paraíba, João Azevêdo, comemorou a chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 à Paraíba e destacou as medidas tomadas para que sejam distribuídas com a maior celeridade possível.

Azevêdo participou da vacinação simbólica da primeira paraibana, na Secretaria de Estado da Saúde. Estiveram presentes o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros; o secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha entre outras autoridades da prefeitura e do estado.

“Pela primeira vez temos um instrumento para enfrentar a pandemia, é uma alegria muito grande. Temos um compromisso com a população da Paraíba para fazer chegar com velocidade, aos 223 municípios. Tínhamos uma previsão de começar amanhã, mas vamos antecipar. Os municípios já estão liberados para, assim que receberem as doses, já começar a vacinar. É isso o que queremos: proteger a população”, disse.

O governador acrescentou que o processo para adquirir mais doses já está em andamento e que o Instituto Butantan tem mais 4,8 milhões de doses produzidas aqui, mas que precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Esperamos que possa analisar e que a gente entre num modo contínuo, que não paralise, não haja interrupção ao longo desses primeiros meses, para termos na Paraíba 1,2 milhão de vacinados”, contou.

João acrescentou ainda que espera que venham doses da vacina de Oxford que não chegaram da Índia, assim como os insumos para a Fiocruz produzir. “Esperamos que ocorra isso esse mês para que em fevereiro tenhamos a produção das duas vacinas”, destacou.

O prefeito Cícero Lucena também comentou que a vacinação inicia nesta terça-feira (19) em João Pessoa. “O governo do estado foi responsável por receber a vacina e conseguiu antecipar em um dia o período para que possamos vacinar. O número não é o suficiente, nem o desejado, mas é o primeiro passo da caminhada do enfrentamento ao vírus, a imunização da população, para proporcionar o retorno à normalidade e ter certeza de um futuro melhor”, ressaltou.

O primeiro comboio com vacinas em direção ao interior do Estado saiu da SES por volta das 07h40.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dez + quinze =