Bloco Destaque

Vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza em João Pessoa em 12 de abril de 2023

 

Diversos serviços de João Pessoa promovem nesta quarta-feira (12) vacinação contra Covid-19 e Influenza. São ofertadas também todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina. A ação é realizada nas unidades de saúde da família (USFs), Centro Municipal de Imunização e policlínicas municipais a partir das 7h. E no ponto móvel, localizado no Mangabeira Shopping, criado estrategicamente para garantir atendimento preventivo em horário ampliado, das 13h às 22h.

Com a Pfizer Bivalente, a vacinação segue apenas para indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários, que são pessoas imunocomprometidas, com comorbidades e pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos de idade, idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), comunidades quilombolas e trabalhadores de saúde.

Para tomar o imunizante da Pfizer bivalente, é necessário que o usuário elencado tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes: a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – preocupação no momento. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Influenza

 

A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação. O imunizante contra o vírus é trivalente e apresenta três tipos de cepas.

Grupo prioritário

 

São considerados grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri