Adolescentes com 11 e 12 anos poderão receber a vacina conjugada meningocócica ACWY que  protege contra 4 subtipos da doença, os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. A nesta quarta-feira em Campina Grande. A vacina aplicada anteriormente protegia apenas contra um subgrupo. Os adolescentes que receberam o imunizante do tipo C devem tomar novamente a vacina.

A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Saúde, de acordo com o funcionamento de cada unidade, e em dois pontos fixos: o primeiro no CTE (localizado na AV. Santa Clara S/N, no São José, às margens do Açude Novo) e outro no Parque da Criança, das 08h às 16h. Para vacinar é necessário levar o cartão do SUS e o Cartão da Criança.

Meningite Meningocócica é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Neisseria meningitidis. Pode causar infecção do cérebro, da medula espinhal e infecção na corrente sanguínea. É uma doença grave que pode levar a óbito rapidamente, entre 24 a 48 horas, além disso, pode levar a consequências graves como amputações, surdez ou cicatrizes.

De acordo com a Gerente de Atenção Básica, Samira Luna, a vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença. “Essa bactéria pode ser transmitida por gotículas, através do beijo, da tosse ou de espirros, podendo afetar pessoas de qualquer idade, mas os principais grupos de risco incluem bebês, crianças em idade pré-escolar e jovens”, explicou

Os sintomas mais comuns da meningite são pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito. Na forma mais grave da doença podem aparecer erupções roxas escuras e danos rápidos à corrente sanguínea e aos órgãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro + um =