Após reunião entre os secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros e de João Pessoa, Adalberto Fulgência, nesta segunda-feira (23), ficou definido entre as partes que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, que fica no bairro de Manaíra,  volta a atender exclusivamente pacientes covid-19 a partir desta terça-feira (24).

Além disso, outras 30 unidades de saúde irão ofertar testes de biologia molecular que detecta a presença do novo coronavírus.

“Nós acabamos de ter uma reunião com o secretário de Saúde do município, e o mesmo disponibilizará a partir de amanhã, a UPA Oceania exclusiva para covid-19 e 30 unidades básicas de saúde com coletando material porque o teste que realmente tem rendimento maior não são os testes rápidos”, revelou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

Geraldo Medeiros ainda explicou que os testes rápidos têm um baixo atendimento e, muitas vezes, não esclarece os resultados.

“Então temos que coletar material daquelas pessoas que manifestam sintomas entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas. É isso o critério de realização do teste do swab nasal, que é o teste de biologia molecular, que é o RT-PCR”, comentou.

No início da pandemia do novo coronavírus, a UPA Oceania atendia exclusivamente pacientes com covid-19 assim como outra unidade de saúde, mas com a redução dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa tirou a exclusivamente do atendimento de pessoas com coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dez − 1 =