As universidades públicas da Paraíba voltaram a recomendar o uso de máscaras e de medidas de prevenção à Covid-19 após o aumento no número de casos da doença na Paraíba. Na última segunda-feira (14), o estado registrou 1.016 novos casos de Covid-19, com 40 internações, além de duas mortes. Na terça-feira (15), foram 203 casos confirmados. Confira as recomendações das instituições de ensino.

UFPB

 

A Comissão de Biossegurança Institucional (CBI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) emitiu um ofício junto a toda comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores das empresas terceirizadas), para reforçar a recomendação para o uso de máscaras nos ambientes fechados, a frequência na higienização das mãos com água e sabão ou com álcool antisséptico 70%, isolamento de casos suspeitos e confirmados de covid-19, além da atualização do esquema de vacinação.

Conforme a nota, essas atitudes são importantes para saúde de todos, considerando o aumento do número de casos notificados nas últimas semanas.

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) — Foto: Francisco França/Arquivo Jornal da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) — Foto: Francisco França/Arquivo Jornal da Paraíba

UEPB

 

O Comitê de Contingência e Crise Covid-19 e a gestão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicaram uma nota informativa sobre o uso de máscaras no ambiente institucional. Segundo o comunicado, é recomendada a continuidade na utilização de máscaras como medida de proteção individual para indivíduos sintomáticos, com sintomas gripais, ou pessoas que estejam potencialmente em contato com transmissores, como profissionais da saúde, servidores com serviço de atendimento ao público e familiares de pessoas sintomáticas.

A normativa recomenda, ainda, a manutenção no uso de máscaras para imunossuprimidos e não vacinados contra Covid-19 ou pessoas que não tenham recebido as quatro doses de vacina. O Comitê também reforça a necessidade de esquema vacinal completo, bem como a lavagem das mãos com sabão e o uso de álcool 70%.

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) — Foto: IFPB/Divulgação

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) — Foto: IFPB/Divulgação

IFPB

 

O Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 decidiu, por unanimidade, recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados do Instituto Federal da Paraíba. A medida deverá ser observada por: servidores, agentes terceirizados, discentes e visitantes a partir da entrada e durante toda a permanência nas dependências das unidades do Instituto Federal da Paraíba.

A recomendação se dá em virtude do aumento da transmissão do vírus da Covid-19. De acordo com o reitor substituto, Neilor César dos Santos, o aumento da transmissão do vírus da Covid-19, embora apresente baixa mortalidade, trouxe uma situação que requer cuidados.

Os servidores que vierem apresentar sintomas gripais, deverão ficar em trabalho remoto e os estudantes, deverão apresentar atestados médicos, caso apresentem sintomas.

UFCG — Foto: Marinilson Braga/UFCG

UFCG — Foto: Marinilson Braga/UFCG

UFCG

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desde julho, mantém a obrigatoriedade da máscara nas dependências da instituição e mantém pontos com álcool gel e avisos em locais estratégicos.

G1PARAÍBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 5 =