O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu, essa semana, a cônsul-geral da Argentina no Recife, Julieta Grande, e o presidente da Associação de Centros de Idiomas da Argentina (SEA), Marcelo García, para assinatura da carta de intenção de cooperação, entre as duas Instituições.
A assinatura da carta de intenção demonstra o interesse da UFPB em, futuramente, firmar parceria com a SEA, e assim facilitar os intercâmbios estudantis, como também promover a profissionalização dos professores da Universidade. A SEA é uma entidade sem fins lucrativos que, há 30 anos, trabalha pela divulgação e profissionalização do ensino de idiomas na Argentina. Atualmente, a SEA conta com mais de 120 centros associados em todo o país que se dedicam ao ensino de línguas e ao turismo linguístico.
“A gente quer a UFPB na Argentina para conhecer e estudar a cultura espanhola. Será muito importante para nosso país e região receber pessoas bem capacitadas para estudar e aprofundar nossas relações”, disse o presidente da SEA, Marcelo García.
Para o Reitor Valdiney Gouveia, a assinatura da carta de intenção revela o compromisso da Universidade em incentivar a troca de experiências acadêmicas e científicas com a Argentina. O Reitor ressaltou também a importância de estreitar laços com outras nações, sobretudo com os países sul-americanos.
Segundo a diretora de Relações Institucionais da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, professora Ana Berenice Martorelli, esse convênio promete não apenas criar novas oportunidades para estudantes e professores da Instituição, mas também fortalecer a colaboração acadêmica e cultural entre Brasil e Argentina, promovendo uma troca rica de experiência e saberes.
A cônsul-geral Julieta Grande, que já havia feito uma visita de cortesia à Universidade em abril deste ano, comentou sobre a cooperação acadêmica entre a UFPB e a nação argentina por meio da SEA. “Hoje demos um passo super importante com esse convênio de cultura e cooperação entre a UFPB e a SEA, e este está sendo o primeiro passo para um grande avanço com a UFPB, e assim firmar intercâmbios para graduação e pós-graduação”, disse.
Estiveram presentes ao ato de assinatura da carta a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, o Chefe do Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), professora Rita de Cássia Pereira, e o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), professor Paulo de Tarso Henriques.
PARAÍBA.COM