Bloco Principal 4

Turistas e moradores aproveitam as belezas naturais das praias de João Pessoa

 

Os apaixonados por sol, mar e pé na areia encontram satisfação plena nas praias de João Pessoa, Capital paraibana, também conhecida como ‘Porta do Sol’ devido sua característica geográfica que marca o ponto mais Oriental das Américas. São dez praias e aproximadamente 30 quilômetros de litoral, entre as praias de Gramame e Bessa. Uma extensão que moradores e turistas aproveitam para nadar, mergulhar, praticar esportes ou se deliciar com a gastronomia local.

O casal de servidores públicos, Edna Moraes e Denilson Carvalho, que visita João Pessoa com a filha, está encantado com a cidade. A família é de Ipatinga, Minas Gerais, e nas férias escolheu conhecer cidades do litoral nordestino. “Nós já conhecemos Natal, Maceió e Pernambuco, e estamos amando João Pessoa. Já conhecemos várias praias, como Seixas, Gramame. Gostamos muito, a cidade é bem organizada e limpa”, ressaltou Edna Moraes.

Piscinas naturais – Outro atrativo no litoral pessoense são as piscinas naturais do Seixas e Picãozinho, além do Caribessa. Segundo o presidente da Associação dos Catamarã de João Pessoa, Antônio Fernandes, o período que há mais visitação a esses locais é de dezembro a março. “A frase mais comum que ouvimos dos turistas é: sua cidade é linda”, afirmou.

O casal de turista de Brasília, Anastácia Oliveira e Marcelo Scarabuci, define João Pessoa como “cidade maravilhosa”. Eles estiveram aqui há 12 anos e voltaram a convite de amigos que moram no bairro do Bessa. “Maravilhosa a cidade. Estamos amando”. Na programação de passeios está uma canoagem havaiana na Praia de Tambaú. “Também pretendemos conhecer o Centro Histórico e outras praias”, revelou.

Para manter a vida marinha intacta no entorno das piscinas naturais, a professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cristiane Sassi, alerta sobre a importância de orientar os visitantes. “Visitar os recifes é uma delícia e contemplar as belezas das nossas piscinas naturais é muito prazeroso. Mas é necessário visitar esses ambientes praticando condutas conscientes, como não pisotear os corais que são seres vivos, não tocar nos animais, cuidado também com as algas, peixes, moluscos e com toda a estrutura dos recifes. É importante também orientar os banhistas a não alimentar os peixes em hipótese nenhuma e não descartar resíduos no mar para evitar prejuízos à vida marinha. Leve do ambiente apenas fotografias”, ressaltou a professora, que também coordena o projeto ‘Coral Eu Cuido’, desenvolvido com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.  

Conheça um pouco mais de cada praia de João Pessoa

Praia do Bessa – Tem 6 km de extensão com areias claras e batidas, com águas esverdeadas e calmas, características que lhe renderam a referência “Caribessa”, semelhantes às águas das praias do Caribe. Com a maré baixa é possível mergulhar nas piscinas naturais e ver os corais junto com dezenas de peixes coloridos. Na faixa de areia também conta com vários ninhos de tartaruga, que em geral estão cercados por ripas de madeira.

Praia de Manaíra – O mar costuma ter ondas fortes. Seu calçadão é usado para caminhadas, corridas e passeios. Não possui estruturas de quiosques, porém o bairro tem uma das melhores áreas comerciais da cidade, com ótimos restaurantes, bares, cafeterias, entre outros.

Praia de Tambaú – A mais movimentada da cidade, com bares e quiosques. Possui uma praça da alimentação ao lado da Feirinha de Artesanato. Outra área é o Largo de Tambaú, onde está o Busto de Tamandaré e o letreiro ‘Eu Amo Jampa’. É nesse trecho do litoral pessoense que estão às piscinas naturais de Picãozinho, localizadas a cerca de 1.500 metros da praia. Na maré baixa, é possível ir ao local de catamarã e observar uma porção do recife e dezenas de espécies de peixes.

Praia de Cabo Branco – Famosa pelos coqueiros espalhados ao logo da faixa de área e do calçadão. Tem uma ótima oferta de bares e restaurantes. Recentemente, a Prefeitura instalou uma academia ao ar livre, equipamento de uso gratuito, potencializando ainda mais a Capital como cidade de práticas saudáveis e qualidade de vida.

Praia do Seixas – A Ponta do Seixas marca o Extremo Oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, característica que atrai muitos turistas pela curiosidade geográfica e beleza do local. Na Praia do Seixas é possível fazer passeios para as famosas piscinas naturais, visitar o Farol e a Estação Cabo Branco, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Praia da Penha – Ganhou esse nome devido à devoção a Nossa Senhora da Penha, símbolo de um dos maiores eventos religiosos do Brasil. Nela está situada a Capela, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), além das ‘Sereias da Penha’, associação de mulheres que ganhou o mundo produzindo artesanato utilizando escamas de peixes.

Praia de Jacarapé – Apresenta recifes, corais e areia fina e batida. É emoldurada por falésias com predominância da cor laranja e está em uma região de desembocadura de rios e mangue. O rio Jacarapé corta o Parque das Trilhas, segundo maior reduto de Mata Atlântica de João Pessoa.

Praia do Sol – Linda praia, emoldurada por falésias, localizada numa região de desembocadura de rios e mangues.

Praia do Arraial – É uma praia para as pessoas que preferem lugares pouco movimentados. Possui vegetação nativa preservada, uma faixa de areia dourada, com mar calmo e de águas transparentes. Localizada entre a Praia do Sol e Jacarapé.

Praia de Barra de Gramame – Uma simpática enseada enfeitada por coqueiros, localizada na foz do Rio Gramame. Lá, os visitantes podem mergulhar na água salgada e na água doce, devido ao encontro do rio Gramame com o mar.

  • Texto: Ângela Costa
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Kleide Teixeira

  • Secretarias

    SETUR-3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri