Bloco Principal

Trump diz que Brasil “não tem sido bom” com os EUA e promete aumento de tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9), que irá impor novas tarifas sobre produtos brasileiros. A divulgação oficial das taxas deve ocorrer em breve. Segundo Trump sobre o Brasil, “não tem sido bom para nós, nada bom”.
De acordo com o presidente norte-americano, essa medida se insere em uma série de ações tomadas contra diversos parceiros comerciais nos últimos dias. Países como Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Sri Lanka e Filipinas já foram alvo de tarifas de até 30%.
Segundo Trump, as ações alegam oposição a déficits comerciais e a políticas consideradas alinhadas à postura do BRICS, que, em sua visão, impedem a entrada de produtos americanos nesses mercados. A África do Sul, por exemplo, já sofreu uma tarifa de 30% e contestou a análise de Trump sobre o comércio bilateral.
O presidente anunciou tarifas específicas sobre produtos como cobre (50% previstos para julho/agosto) e medicamentos (com taxas que podem chegar a 200%).

Na noite de terça-feira, 8, ele voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em publicação em sua rede social Truth Social, o americano classificou novamente as investigações contra Bolsonaro como “caça às bruxas” e pediu que ele seja deixado em paz. Foi a segunda vez em dois dias que Trump saiu em defesa do brasileiro.

“Deixem o Grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”, escreveu. A mensagem citou a primeira publicação de Trump em defesa de Bolsonaro, publicada na segunda-feira, 7. Na ocasião, Trump escreveu que as ações judiciais contra Bolsonaro são ataques políticos e que o Brasil está fazendo algo “terrível” contra o ex-presidente.

Na segunda-feira, 7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é um “país soberano” que não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”.

Na terça-feira, 8, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou que existe um “grau de incerteza” nas declarações do presidente dos Estados Unidos sobre elevação de tarifas que precisa ser avaliada ao longo do tempo. Ele reforçou que o Brasil está focado em promover um trabalho técnico junto ao governo norte-americano.

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo