Bloco Destaque

Trabalho da Sedurb garante organização da Feira de Jaguaribe

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) tem intensificado as ações de fiscalização e ordenamento em todo o espaço que compreende a Feira de Jaguaribe. O trabalho, coordenado pela Diretoria de Serviços Urbano (DSU), tem como objetivo principal melhorar o convívio de consumidores e feirantes na área, assim como garantir questões importantes como acessibilidade e descarte adequado de resíduos. Equipes da Secretaria têm atuado no local desde a montagem e preparação da tradicional “Feira de Quarta-Feira”, até a desmontagem das estruturas e essa é apenas a primeira fase do projeto completo de reordenamento por parte da pasta.

“Durante nossas vistorias, identificamos que não havia uma organização entre os corredores, uma separação de bancas por segmento e que muitas vezes não havia um cuidado por parte dos feirantes em deixar os corredores livres, para os consumidores. A partir daí iniciamos um trabalho educativo, dialogando com a categoria, sugerindo e recebendo também sugestões de como poderíamos melhorar a convivência no espaço. Também iniciamos o processo de cadastramento dessas pessoas junto à Prefeitura, para facilitar o controle e a delimitação dos espaços para comércio”, destacou José Carlos Rodrigues, diretor de Serviços Urbanos.

Felizmente, com a ponte construída entre a Secretaria e os feirantes, a aceitação às normas de ordenamento do uso do espaço público está tendo uma boa aceitação por parte da categoria. O trabalho também envolve o cadastramento desses comerciantes, para dar entrada no processo de regularização. Até o momento a Sedurb já cadastrou 180 e, nos próximos meses, deve finalizar o cadastramento de todos, que são aproximadamente 270. Já é possível perceber os corredores desobstruídos, mesmo nesta fase inicial. A meta da Sedurb é, em breve, proporcionar a padronização de todas as bancas.

“Temos feito um trabalho intenso em todos os mercados, mas em Jaguaribe já conseguimos ver resultados positivos e todas essas ações de ordenamento lá, no Mercado Central e também nas ruas do Centro, fazem parte de um planejamento macro para disciplinar o comércio e a ocupação dos espaços públicos na cidade de João Pessoa. Gradativamente estamos conseguindo transformar a realidade desses locais e também desses trabalhadores, que passam a ter um local mais digno para exercer suas atividades”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

  • Texto: Andrezza Carla
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    SEDURB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri