Uma tempestade de areia assustou moradores e causou transtornos em cidades do interior de São Paulo, como Franca, Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais que fazem divisa com o Estado. A nuvem de poeira que passou pelas cidades transformou o dia em noite e vários internautas registraram o fenômeno.

Segundo o meteorologista Estael Sias, da MetSul, o fenômeno conhecido como “haboob” é comum em países da Ásia. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimadas, poeira e vegetação, que acabam criando um “rolo compressor” de sujeira. Essa nuvem pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

Estael conta que primeiro vem a nuvem de temporal e tempestade, que gera uma corrente de vento mais horizontal e bagunçou os detritos. A falta de chuva há meses, o solo e a vegetação secos, principalmente devido às queimadas, contribuíram para o temporal de areia, explicou.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o município de Franca estava com alerta de ventos intensos de até 60km nesse domingo, assim como aviso de tempestades com até 30 mm/h com risco de granizo, como o que atingiu partes da capital paulista na véspera, e causou estragos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

Veja alguns vídeos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 − cinco =