Sisu 2023: termina nesta quinta-feira o prazo para inscrições do segundo processo seletivo
Termina nesta quinta-feira, dia 22, o prazo para as inscrições no segundo processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2023.
O sistema eletrônico gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior.
Podem participar todos os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro.
“O Sisu é um leilão eletrônico de vagas. São vagas que serão distribuídas no Brasil e o Inep deseja leiloá-las, ou seja, quem tiver a maior nota leva a vaga. Como não é possível fazer isso num espaço físico, acontece na plataforma do Sisu”, explica ao R7 Breno Pires, coordenador pedagógico do pré-vestibular de uma das unidades do Bernoulli Educação.
O participante do Sisu precisa selecionar duas opções de curso e aguardar a chamada regular, que será divulgada em 27 de junho. Caso ele não seja selecionado na primeira nem na segunda opção, é possível participar da lista de espera.
odos a fazer a simulação, pois só por meio dela é que você consegue ver a sua colocação. Um grande erro é fazer uma única aposta ao se inscrever só no último dia”, reforça.
O concorrente deve demostrar interesse no site do Sisu e acessar o boletim entre 27/6 e 4/7. Em seguida, é importante acompanhar as convocações para matrícula.
• Acesse o site do acessounico.mec.gov.br
• Clique em “inscreva-se”
• Faça o login com a conta do gov.br
• Antes de realizar a inscrição, atualize seus dados para que o sistema possa entrar em contato com você
• Após salvar os dados pessoais, escolha as duas opções de cursos
• Selecione, então, a modalidade (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas das próprias instituições) e clique em “escolher essa modalidade”
• Confira os dados do curso e da modalidade
• Observe a documentação exigida pela instituição na matrícula
• Clique em “confirmar a minha inscrição”
As vagas ofertadas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas.
Ela determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Metade delas são reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (renda por cabeça).
As instituições podem adotar as próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição.
De acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera nova nota.
– Inscrições: de 19 a 22/6
– Resultado da chamada regular: 27/6
– Matrícula da chamada: de 29/6 a 4/7
– Prazo para participar da lista de espera: de 27/6 a 4/7
– Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 10/7
R7