Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

O novo decreto da Prefeitura de João Pessoa publicado nesta segunda-feira (18) estabeleceu que, até o dia 31 de outubro, shows serão permitidos no município com ocupação de até 20% da capacidade do local. Essa porcentagem vai aumentar gradativamente com o tempo e é esperado que até o período de Natal e Ano Novo os eventos na capital possam dar acesso ao público com ocupação total da sua capacidade.

Para fiscalizar o cumprimento da norma, a Vigilância Sanitária vai disponibilizar na entrada de cada show agentes que irão exigir do público a apresentação de cartão de vacina com, no mínimo, a comprovação da primeira dose da vacina, há pelo menos 14 dias, e apresentação de teste de antígeno negativo para Covid-19 realizado em até 72 horas antes do evento, sendo dispensada a apresentação do exame para as pessoas que já se encontrarem com o esquema vacinal completo (duas doses).

“Os organizadores podem enviar até 48h antes do show a solicitação para realização do evento à prefeitura, porque as equipes já estão prontas e já fiz essa programação ontem. Então, a nossa fiscalização será mais efetiva dessa forma, pois é impossível fiscalizar depois que estiver todo mundo dentro do show. Se a pessoa não tiver vacinado com nenhuma das doses, ela não entra”, disse Alline Grisi, diretora da Vigilância Sanitária de João Pessoa.

Alline também garantiu que eventuais fraudes nos cartões serão detectadas e que os profissionais do orgão sanitário já foram instruídos para atuar em caso de falsa comprovação. “É importante sempre andar com o CPF e identidade para que não haja fraude em cartão de vacina. Inclusive, no último sábado teve um pequeno show no Bessa onde ocorreu um caso e ele se deu mal. Ficaram quatro fiscais sanitários, dois em cada porta, recebendo todo mundo e só entrou quem apresentou o cartão de vacina. Quem não tinha se vacinado voltou”, afirmou.

A quantidade de agentes em cada show dependerá do tamanho do evento. A organização de cada show é que ficará responsável por disponibilizar ou não testes para Covid-19 no local, além de disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal na entrada. O uso de máscaras pelo público também será exigido. A fiscalização da Vigilância Sanitária de João Pessoa será realizada com o apoio de equipes da Polícia Militar da Paraíba (PMPB).

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × quatro =