Bloco Principal 1Brasil

Sêxtuplos do ES nasceram com menos de 1kg e devem ficar internados por cerca de 3 meses

A equipe médica que participou do parto dos sêxtuplos informou que o bebês nasceram com pesos entre 675g a 1kg e 10 gramas. Os bebês são considerados prematuros extremos e devem ficar na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) por cerca de 3 meses.

A mãe dos bebês se recupera da cesárea na UTI do hospital, de onde dever sair na tarde desta segunda-feira (2) para um quarto na enfermaria. Os médicos acreditam que Quezia Romualdo, de 29 anos, deve ter alta médica e ir para casa na quarta-feira (4).

Os médicos disseram que o bebê mais forte pesa 1kg e 10 gramas, os demais tem em torno de 800 gramas e o mais levinho pesa 675g.

Nascimento de sêxtuplos do ES — Foto: Michel Macedo

Nascimento de sêxtuplos do ES — Foto: Michel Macedo

Os sêxtuplos Théo, Matteo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá nasceram em 10 minutos às 17h10 deste domingo (1º) em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo.

A mãe Quezia Romualdo, de 29 anos, estava com falta de ar e contrações e passou por cirurgia cesariana em um hospital da cidade.

O nascimento dos bebês durou 10 minutos e envolveu uma equipe de 32 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, anestesistas e pediatras.

Mais de 25 profissionais participaram do parto dos sêxtuplos — Foto: Michel Macedo

Mais de 25 profissionais participaram do parto dos sêxtuplos — Foto: Michel Macedo

O pai das crianças, Magdiel Costa, de 31 anos, conversou com o g1 e disse que mãe e filhos passaram a noite bem.

A expectativa da equipe médica era de que a gravidez alcançasse as 30 semanas, mas Quezia completou 27 semanas neste sábado (30). Madgiel disse nas redes sociais que a esposa passou mal nas últimas horas, com falta de ar.

“Ela fez uma bateria de exames e está tudo normal com ela e com os nenéns. Essa reta final está bem cansativa para ela, o corpo dela não está aguentando. Vamos continuar orando e confiando que esta fase vai passar e em breve os nenéns vão estar todos aqui com a gente”, disse o pai.

Cerclagem uterina

 

Quezia Romualdo passou por um procedimento cirúrgico no começo de setembro, no hospital onde ela já está internada. A cirurgia é chamada de “cerclagem uterina”.

Nas redes sociais, a dona de casa explicou que o procedimento é como “um ponto fora do útero” e funciona para que os bebês fiquem por mais tempo no corpo da gestante.

“É um ponto fora do útero para eu segurar mais os nenéns, né? Como eu falei, minha barriga está pesada e está muito grande. O colo do útero está afinando. Então, eles decidiram fazer esse procedimento em mim. Mas estou bem, estou me recuperando, cada dia vencendo, graças a Deus. Já deu tudo certo”, narra no vídeo.

A cerclagem é uma sutura cirúrgica em bolsa, realizada sob anestesia, geralmente indicada logo após o terceiro mês de gestação com objetivo de manter o colo uterino fechado até o final da gravidez. Os pontos são retirados com cerca de 37 semanas para que o parto possa ocorrer normalmente.

Depois do procedimento, a equipe médica também deu uma olhada nos bebês.

“Fizemos uma ultrassom rápida para ver como eles estão. Quero agradecer por todos os que oraram pela Eloá, ela deu uma engordada, está com 520g, tem uma de 630g. Muito obrigada pelo carinho”, contou Quezia.

Mãe de sêxtuplos é internada em hospital: ‘coração apertado’

 

A dona de casa grávida de sêxtuplos foi internada em um hospital particular de Colatina, cidade onde mora, nesta semana. Ela completou 24 semanas de gestação, ou seis meses, neste sábado (9). A internação é para monitorar a gravidez de perto até o nascimento dos bebês Théo, Matteo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá. O parto ainda não tem data para acontecer.

“Chegou o dia da minha internação. Confesso para vocês que eu tô um pouquinho com o coração apertado”, disse Quezia nas redes sociais no dia em que foi internada.

Quezia, o marido Magdiel e a filha pequena Heloísa — Foto: Reprodução/ Acervo pessoal

Um dos motivos que fez Quezia ficar aflita é porque ela e o marido, Magdiel Costa, de 31 anos, têm uma filha pequena, de 5 anos de idade, a Heloísa. Com a internação, a mãe deve ficar vários dias longe da menina.

“Minha filha amanheceu não querendo ir para a escola porque ela achou que eu ia me internar pela manhã e começou a chorar. Eu conversei com ela. O pai dela vai conversar no hospital para liberar a entrada dela pelo menos no final de semana para amenizar a saudade”, relatou a mãe de Eloá e dos sêxtuplos.

Quezia disse ainda que vai conversar com a primogênita todos os dias por chamada de vídeo e que, em breve, estará em casa, já com os sêxtuplos no colo.

“Eu e os bebês estamos bem. O peso da barriga está muito grande, todos os bebês estão com mais 400 gramas cada um. Estou tranquila quanto à internação, sei que é o melhor a se fazer nesse momento”, disse a dona de casa.

Recepção no hospital

 

Quezia foi internada no início da tarde e foi recepcionada por parte da equipe médica que atuará no parto dos bebês.

Recepção de Quezia, grávida de sêxtuplos, no hospital onde foi internada nesta terça-feira (5) no ES — Foto: São Bernardo

Recepção de Quezia, grávida de sêxtuplos, no hospital onde foi internada nesta terça-feira (5) no ES — Foto: São Bernardo

A grávida recebeu do hospital seis bolsas de maternidade, bordadas com os nomes dos sêxtuplos. Eloá e os bebês também ganharam sapatinhos de presente.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo