Bloco Principal 3

Sexta com chuva forte no Sul, no Norte e no Nordeste

 

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vem mantendo uma situação de bloqueio atmosférico, que tem forçado a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. Diversas áreas dos dois estados voltam a receber altos volumes de chuva nesta sexta-feira. A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul emitiu alerta especial para o risco de cheia dos rios.

A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste estão com poucas nuvens por causa da influência de um sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar seco), que inibe o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

 

Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva sobre os estados do Norte e do Nordeste do Brasil. Núcleos de nuvens carregadas voltam a se formar na costa leste do Nordeste, próximo de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco.

   Foto: Caxias do Sul (RS), por Paulo Veiga Oliveira

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 05/05/2023 – sexta-feira

 

Região Sul

 

Áreas de instabilidade deixam muita nebulosidade e chuva no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e também no oeste, sul e leste do Paraná.

 

O centro e norte do Paraná permanece dentro de uma massa de ar seco e tem um dia com tempo firme, sem chuva. A chuva para no sul do Rio Grande do Sul e o sol aparece entre muitas nuvens.

 

O restante da Região Sul tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora no decorrer do dia e há risco de chuva moderada a forte em várias horas do dia.  A chuva é muito volumosa, com maior potencial para transtornos, no norte e oeste do Rio Grande do Sul.

 

Há previsão de muita chuva no fim de semana na Região Sul

 

Região Sudeste

 

Uma massa de ar seco continua atuando sobre a Região Sudeste diminuindo a umidade no ar e as condições para chuva. O dia segue com sol forte, calor e poucas nuvens em praticamente toda a Região.

 

Há possibilidade de chuva passageira no litoral sul de São Paulo e no norte do Espírito Santo, mas o sol também aparece nestas áreas. Muito sol em todas as capitais da Região.

 

O tempo vai continuar firme no Sudeste no fim de semana.

 

Região Centro-Oeste

 

O ar seco influencia o Centro-Oeste e a maioria das áreas da Região tem mais um dia com sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva. O dia é com tempo seco e sol em todas as capitais do Centro-Oeste.

 

Algumas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia e no norte deste estado.

 

Região Nordeste

 

Áreas de instabilidade atuam sobre o Nordeste e provocam muita nebulosidade e chuva sobre quase toda a Região. Mesmo assim, períodos com sol ocorrem no litoral e interior de todos os estados. Só não deve chover no oeste e sudoeste da Bahia.

 

Atenção para chuva moderada a forte e com risco de raios no Maranhão, no litoral da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe. A chuva é moderada no agreste da Paraíba e de Pernambuco, no leste do Rio Grande do Norte, no litoral da Bahia e no interior do Ceará. O litoral do Ceará e o norte do Piauí podem ter chuva com raios. Períodos com sol e pancadas de chuva nas demais áreas do Nordeste, mas que não devem causar transtornos.

 

Região Norte

 

Áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte e nuvens carregadas ainda crescem sobre todos os estados. Apenas o norte do estado de Roraima tem um dia com predomínio de sol e sem chuva. Nos demais estados, as pancadas de chuva ocorrem  várias vezes durante o dia e também à noite. Há risco de chuva forte.

 

Alertas meteorológicos para 05/05/2023 – sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitaisPorto AlegreFlorianópolisAracajuMaceióRecifeJoão PessoaFortalezaTeresina, São Luís, PalmasBelémMacapáManausRio Branco e Porto Velho

Alerta especial: perigo de temporal e chuva volumosa, com potencial para enchentes e alagamentos no centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul.

Alerta para temporais no leste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina, no sudoeste do Pará, no Amapá (exceto no extremo sul do estado), no sul do Amazonas, norte de Rondônia, Acre

 

Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no sul do Rio Grande do Sul, na região de Florianópolis e no Vale do Itajaí, sudoeste e sul do Paraná, divisa de Mato Grosso os estados da Região Norte, em Rondônia (exceto no norte do estado), no Amazonas (exceto no sul do estado), no Pará (exceto no sudoeste do estado), no centro, oeste e norte do  Tocantins, no Maranhão, no norte e oeste do Piauí, no litoral do Ceará,  litoral de Sergipe, Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba.

 

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro, oeste e norte de São Paulo, centro, oeste e noroeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e leste de Mato Grosso

 

CLIMATEMPO

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri