Iniciado há pouco mais de um mês, o serviço itinerante para a castração de cães e gatos, ofertado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), conta com mais de seis mil cadastros. Até o final de outubro, o posto de atendimento do Castramóvel continuará no estacionamento do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Contudo, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Semam já prepara o cronograma para atender outros bairros da Capital.

“Estamos elaborando um calendário para atender a todos os bairros. A previsão é lançá-lo em novembro”, explicou Ítalo Oliveira, coordenador da Coordenadoria de Bem-Estar Animal. Os tutores interessados em esterilizar seus cães e gatos devem fazer o cadastro pela internet, no link: https://forms.gle/5szHi7rDHRapG8jE8

Segundo Ítalo Oliveira, após efetivado o cadastro, a equipe da Semam entra em contato para informar o tutor sobre a data e o horário aproximado em que o animal será atendido. São repassadas também orientações prévias sobre o procedimento. No dia da cirurgia, o animal deve estar limpo, livre de pulgas e carrapatos, apresentar bom estado de saúde, além de estar em jejum há 8 horas de água e comida e não estar no cio.

Das 6 mil inscrições no programa, aproximadamente 3.100 foram de cães e 3.000 de gatos, sendo 3.862 fêmeas, juntando as duas espécies. “Caso o tutor não possa levar o animal na data programada, deve informar a nossa equipe para que possamos agendar o atendimento de outro animal cadastrado”, ressaltou.

Castramóvel – trata-se de um trailer com estrutura para realizar cirurgias de esterilização de cães e gatos, equipado para os procedimentos de sedação, cirurgia e repouso do animal. O projeto conta com três profissionais – dois veterinários – sendo um cirurgião e um anestesista, e um auxiliar de veterinária. O atendimento é de 8h às 17h com intervalo de 2h para o almoço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + 14 =