O líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi enterrado nesta terça-feira (29) em uma cerimônia restrita à família e amigos, afirmou o canal do grupo mercenário no Telegram.
Putin, que tinha uma relação bem próxima com Prigozhin, não foi ao funeral, segundo anunciou nesta manhã o porta-voz do Kremlin.
Prigozhin, segundo Moscou, morreu após o avião em que ele estava com outros membros do grupo Wagner cair na semana passada ao norte da capital russa. Uma investigação ainda apura as causas da queda.
“A presença do presidente não está prevista”, disse mais cedo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres quando questionado se Putin compareceria ao evento.
Ainda segundo o canal oficial do grupo Wagner no Telegram, o funeral ocorreu em um cemitério São Peteresburgo, onde Prigozhin nasceu e cresceu.
O comunicado do grupo Wagner reforça a tese de que Prigozhin de fato morreu no avião que caiu nos arredores de Moscou. Apesar de a agência civil de aviação russa confirmar que o nome dele estava na lista de passageiros, não houve um anúncio oficial da morte do líder mercenário até três dias depois, quando o instituto médico legal russo afirmou que análises de DNA indicaram que um dos corpos era dele.
Ainda assim, a família não havia se pronunciado confirmando ou não a morte.
Avião cai na Rússia e dez morrem; segundo o governo russo, Yevgeny Prigozhin, do Grupo Wagner, estava a bordo — Foto: Arte/g1