Seis em cada dez brasileiros veem economia manipulada para favorecer os mais ricos
Quase dois terços dos brasileiros (64%) acreditam que o modelo econômico do Brasil é “manipulado para favorecer os mais ricos”, mostra a pesquisa “Broken-System Sentiment”.
Apesar de ainda elevado, o valor é 16 pontos percentuais inferior ao apurado em 2021, quando 80% da população avaliava com desconfiança o andamento da economia nacional.
O levantamento divulgado pelo Instituto Ipsos foi realizado em 28 países. Ainda que o índice de desconfiança seja elevado, o Brasil acompanha a média mundial, que também é de 64%. A Romênia, com 78%, lidera o ranking.
Leia mais: Se cobrado, IPVA para helicópteros e jatos renderia R$ 4,6 bilhões
Na outra ponta, os cidadãos que menos acreditam que o país tem uma economia manipulada estão na Suécia (45%), na Holanda (55%) e na Alemanha (55%).
Nos últimos anos, porém, a preocupação do brasileiro com o favorecimento aos mais ricos vem diminuindo e tem o menor nível apurado desde 2016, quando 69% observavam certa manipulação.
A Ipsos entrevistou, de forma online, 26.007 pessoas, da quais, aproximadamente, 1.000 eram brasileiros, entre 23 de setembro e 4 de novembro de 2022.
R7