Bloco Principal 3

Segundo dia do Carnaval Tradição 2026 lota arquibancadas na Avenida Duarte da Silveira

O público pessoense lotou as arquibancadas da Avenida Duarte da Silveira, neste domingo (15), para assistir ao segundo dia de desfile do Carnaval Tradição de João Pessoa. Na avenida seis escolas de samba, quatro tribos indígenas e quatro clubes de frevo, além dos Maracatus convidados Baque de Raiz e Pé de Elefante.

A programação faz parte do Carnaval Multicultural 2026, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope). A programação segue até a terça-feira de carnaval, sempre a partir das 17h. Acesse a programação completa pelo link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/carnaval2026/

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves fala da participação popular no Carnaval Tradição. “Nós temos constatado a cada ano um aumento das famílias no nosso Carnaval Tradição, isso é fruto de um trabalho que a gente vem fazendo há cinco anos, de qualificação, de estruturação do Carnaval da cidade, não apenas na Avenida Duarte da Silveira, mas no Via Folia e no Folia de Rua. Tanto eu como o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra temos um compromisso com o fortalecimento do Carnaval da cidade e o resultado desse trabalho aparece exatamente na maior presença do público, que vem apreciar e recuperar a memória que se aplica às escolas de samba, às ala usas, os clubes de frevo e a tribos indígenas. Então é uma alegria grande receber esse abraço carinhoso que a cidade de João Pessoa dá ao nosso Carnaval”.

Segundo ele, esse é um reflexo dos investimentos que foram feitos na infraestrutura do evento. A área total da estrutura destinada para os desfiles das agremiações ocupa cerca de 7 mil metros quadrados, na qual foram instaladas arquibancadas com capacidade para, aproximadamente, 3 mil pessoas sentadas, incluindo uma área reservada para pessoas com limitações de acessibilidade e áreas técnicas e de apoio que garantem o funcionamento dos desfiles durante os quatro dias do evento, além da instalação de 20 banheiros químicos distribuídos ao longo do percurso e melhorias na iluminação.

A aposentada Eunice dos Santos, de 92 anos vem assistir aos desfiles do Carnaval Tradição a cerca de dez anos e nos últimos fica no camarote ‘Acessibilidade’. “Eu sempre venho todo ano, os quatro dias. Gosto de todos os desfiles, principalmente da escola de samba Malandros do Morro”, destaca. Na escola de samba, do bairro da Torre, desfilam seu filho e neto. Ela veio acompanhada da filha Elisabete dos Santos, que conta que a mãe gosta de ver o filho, Jair dos Santos, e o neto, Lucas Daniel, desfilarem. “Lucas desfila em duas tribos indígenas e em duas escolas de samba da cidade e na ala ursa”, conta Elisabete dos Santos.

A psicóloga e advogada Roseane Guimarães, moradora da Torre, costuma assistir todo ano, sempre que passa o Carnaval na Capital. “Acho muito bom. O poder público deve continuar incentivando financeiramente para que as agremiações possam se organizar ainda melhor. Eu participei na abertura, ontem, do desfile dos clubes de Frevo Acorda da Torre e Elefante na Torre e já participei do grupo de maracatu Pé de Elefante”.

As agremiações dos grupos A e B desfilam de forma competitiva do sábado até a terça-feira de Carnaval, além de seis maracatus convidados, que não concorrem as premiações. Neste domingo desfilaram as tribos indígenas Tupinambás, Africanos, Tupi Guarani e Ubirajara e as escolas de samba Guardiões do Samba, Acadêmicos do Ritmo, Samba Pavão de Ouro, Império do Samba, Unidos do Roger e Malandros do Morro. Já os clubes de frevo foram Gigante do Frevo, São Rafael Frevo e Folia, Bandeirantes e Ciganos de Esplanada, além dos maracatus convidados Baque de Raiz e Pé de Elefante.

Após às apresentações dos grupos de Mandacaru, a primeira Tribo Indígena na avenida foi a Tribo Tupinamba, do bairro Mandacaru, Alto do Céu. Edson Pessoa, secretário da Liga Carnavalesca de João Pessoa, explica que a tribo foi classificada em primeiro lugar do Grupo B, em 2025, e este ano passou a concorrer no Grupo A. A agremiação foi campeã também pelo Grupo B em 2019, 2021 e 2024.

Em seguida desfilou, com muita animação, o Clube do Frevo Gigante do Frevo, de Mangabeira VIII, o primeiro dos clubes a desfilar neste domingo. Agremiação traz na bagagem a recente conquista do primeiro lugar no Grupo B, no desfile de 2025 e hoje concorre no Grupo A com o tema ‘Alma do Frevo’. No total acumula três títulos de campeã no Grupo B, consecutivos, além do terceiro e segundo lugar no Grupo A.

Ação conjunta – Para a realização do Carnaval Tradição a Prefeitura conta com uma rede de apoio integrada de segurança e serviços, envolvendo diversos órgãos municipais e estaduais como as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), as secretarias de Saúde (SMS), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Comunicação (Secom), além da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

  • Texto: Ângela Costa
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Kleide Teixeira

  • Secretarias

    funjope

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo