Sedh expõe produtos de agricultores familiares do Programa de Aquisição de Alimentos na Expofeira Paraíba Agronegócios
Produtos da agricultura familiar do Programa de Aquisição de Alimentos de diversas regiões do Estado, como hortifruti, leites e derivados, chamaram a atenção de expositores e visitantes da Expofeira Paraíba Agronegócio, no estande montado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e sua Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), no espaço denominado “Feirinha”, onde os visitantes podem comprar diretamente aos produtores e cooperativas.
A Expofeira Paraíba Agronegócio é um evento realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), em parceria com Faepa/Senar e Sebrae, que se estende até este domingo (24), no Parque de Exposições Henrique Vieira A. de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, comentou sobre a satisfação de trazer para o evento algo com que a secretaria trabalha diariamente. “Queremos mostrar a diversidade da interlocução da Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Humano. Partindo do agricultor ou produtor de leite até chegar àquele que está na cidade precisando do acesso ao alimento de qualidade. A Sedh fomenta essas pequenas iniciativas, estimula o desenvolvimento de forma territorial e preconiza pela segurança alimentar e nutricional. Nós apoiamos o campo e empoderamos mulheres quando damos acesso aos direitos, e o alimento é um direito fundamental.”, ressaltou.
A coordenadora Estadual do PAA-Leite e uma das responsáveis pelo estande da Sedh, Telma Vírginia, contou que apresentar na Expofeira Paraíba de Agronegócio os Programas de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra com Doação Simultânea e Leite é uma oportunidade de mostrar a força que a produção da agricultura familiar tem no estado da Paraíba. “Nós somos o Estado com o maior rebanho caprino, e isso é representativo demais! Quando trazemos esses produtos e apresentamos ao público como esses programas acontecem, a população toma conhecimento de que o Governo do Estado segue firmemente empenhado em atender à população ao tempo que ele fomenta a economia local”, enfatizou.
A comerciante pessoense Márcia Andréa provou o queijo de leite de cabra e comentou: “Eu tenho um mercadinho aqui em João Pessoa, lá não tem o queijo de leite de cabra, mas eu provei e recomendo. É muito interessante esse espaço onde podemos conhecer produtos diferenciados”.
PAA-Leite – atualmente com convênio vigente desde dezembro/21 até dezembro de 2023, o programa é executada em79 municípios, atendendo 26 mil beneficiários diretos, com até 7 litros de leite de cabra ou vaca por semana. Recebe leite de mais de 1500 produtores da agricultura familiar e nove usinas de beneficiamento.
PAA-CDS – consiste na compra do agricultor familiar e a doação para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, o Governo da Paraíba comprou e doou mais de R$ 9 milhões em alimentos. Em 2022, o recurso executado passou dos R$ 5 milhões.
- Secom-PB