A vacinação deve ser obrigatória para todos, assim que tenham doses suficientes. É a opinião do secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha.

Rocha informou que a maneira de tornar obrigatória é condicionar a vacinação à matricula na rede pública, aos servidores públicos, assim como os empresários obrigarem seus funcionários.

“É preciso obrigar as pessoas a obedecer esse dever sanitário. Além do uso de máscaras sempre. Se fala em passaporte da vacina, não tem que ter, é uma questão sanitária, de sobrevivência, e não política. Sou favorável ao STF junto com o legislativo determinar essas regras para que todo mundo seja vacinado”, disse.

Rocha destacou que existe um planejamento de prioridades e que a vacinação deve ser feita por etapas. “Agora estamos vacinando os adolescentes e vamos vacinar novamente as pessoas mais idosas. Há escassez de vacinas no mundo e o Brasil, após a posse do ministro Marcelo Queiroga, conseguiu fazer boas negociações. Assim como já existe produção interna de vacinas na Fiocruz e Butantan. Não vamos dar a tercera dose que vai deixar alguém sem a primeira”, disse.

O secretário destacou também a queda vertiginosa nas mortes e internações no Brasil conforme avança a vacinação, mas que ainda não é hora de pensar em grandes eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 2 =