Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

A regulamentação do passaporte da vacinação deve ser anunciada na próxima semana. Essa foi a previsão do secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (11). Como acompanhou o ClickPB, a regulamentação exigirá as duas doses e, em casos de eventos de grande porte, será exigido o teste da covid-19 até 72h antes.

“O decreto ficou omisso a uma série de fatos. O passaporte vacinal é para o esquema vacinal completo e também com o teste em caso de shows com grandes aglomerações. Esse é um momento crucial. Outros países não atentaram para isso e nós temos que aprender com o erro dos outros”, disse.

O gestor analisou os casos de municípios que retomam decretos mais rígidos devido o aumento de casos. “Temos a taxa de transmissão viral e vários municípios estão com taxa de transmissão acima de 2, onde uma pessoa chega a contaminar 200 pessoas”, explicou.

Segundo ele, existem vários elementos para que haja uma possibilidade de flexibilização. “Entre quando se adota uma flexibilização deve ser analisado o percentual de vacinação, número de casos ativos, e o RT”, analisou.

Ao analisar essa situação, o secretário destacou que a atitude de retirar a máscara deve ser repensada. “Nós não podemos estipular tempo de retirada de máscara somente pela vacinação, por conta desses elementos que devem ser levados em consideração pelos gestores. A retirada de máscara é a ultima atitude a ser tomada em uma pandemia. Sabemos que só após mais de 80% vacinados com as duas doses é que se pode pensar nisso”, considerou.

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 5 =