Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

A secretária-executiva de Saúde de João Pessoa, Rossana Sá, divulgou uma carta aberta agradecendo à gestão municipal pelo período no cargo. Ela será substituída hoje pelo médico intensivista Luís Ferreira de Sousa Filho. A solenidade está marcada para às 11h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Rossana, que está no cargo desde janeiro, destacou as conquistas realizadas na prefeitura durante o ano, entre elas ações voltadas para o enfrentamento da Covid-19, como a estruturação das UPAs e hospitais e a vacinação na capital.

Ela também elencou serviços promovidos pela gestão relacionados à assistência da saúde da população, citando como exemplos a reforma da enfermaria cirúrgica do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (CHMGTB), o Trauminha, e a criação do serviço de Saúde da Mulher no Hospital Santa Isabel

No texto, a secretária também afirma que adiou muitos sonhos, como o da maternidade, mas que está para pronta para uma “nova estrada” e “com a convicção de ter dado meu melhor pelo povo de João Pessoa”.

Confira a carta na íntegra:

Eu Rossana Maria da Nova Sá, ora Secretária Executiva de Saúde de João Pessoa, médica,
Anestesiologista, aceitei o desafio posto por Vossa Excelência de gerir a maior e mais importante pasta no âmbito da Prefeitura de João Pessoa. Ciente da maior crise sanitária da história moderna da humanidade, usei todo meu empenho técnico e científico como profissional da área de saúde e defensora do SUS. 

Neste contexto, fomos responsáveis pela gerência, planejamento e execução de ações de vigilância em saúde e suporte hospitalar para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, priorizando o salvamento do máximo de vidas quanto possível. Durante todo o período na pasta me apraz elencar a participação em várias atividades em prol da saúde da população Pessoense.

1. Estruturação das Upas e Hospitais para combate a pandemia – Através de parceria com o Ministério da Saúde conseguimos a estruturação e ampliação de leitos em 400%, voltados para atender vítimas de casos graves e menos graves da Covid. Toda a estrutura pré-hospitalar e hospitalar voltou-se para este tipo de atendimento. Concentramos a maior quantidade de leitos de UTI Covid 100% SUS do estado da Paraíba em unidade Hospitalar própria, no Hospital Santa Isabel e Prontovida. Provamos nossa capacidade de adaptar para cuidar da população;

2. Vacinação – Empreendemos campanha vitoriosa em agilidade, ampliando cada vez mais o quantitativo de vacinados, sempre buscando a diminuição da faixa etária, impactando diretamente na redução dos casos de internação e morte. Tornando João Pessoa uma das capitais com melhores índices de cobertura vacinal do Brasil.

Diminuindo-se os casos de internação hospitalar Covid, projetamos ações voltadas a assistência da saúde da população, entre elas:

1. Reforma da enfermaria cirúrgica do CHMGTB;
2. Criação do Serviço de Saúde da Mulher – no âmbito do Hospital Santa Isabel, ampliando a assistência feminina em sua integralidade (mastologia, ginecologia, ultrassonografia de mama, mamografia, biópsia e cirurgias) de forma perene e sólida;
3. Implantação do prontuário eletrônico inicialmente na Atenção Básica;
4. Reforma da Policlínica do Idoso;
5. Elaboração do Projeto Pró Pulmão;

6. Aprovação pelo Ministério da Saúde da construção de 12 novos Unidades Saúde da Família;

7. Serviços realizados:
a. Realização do Aplication da Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel;
b. Realização do Aplication da Tomografia do Hospital Santa Isabel;
c. Retomada das Cirurgias Bariátricas;
d. Mutirões Colonoscopia – realizados um total de 150 exames de colonoscopia em pacientes de toda rede municipal de saúde;
e. Cirurgia de Hérnia – realizadas 40 cirurgias de hérnia em apenas 3 dias;
f. Criação do Programa Municipal de Reabilitação Integral Pós-Covid;
g. Dia D – Tudo Rosa – (Consultas com mastologistas e realização de exames de mamografia. +500 Consultas, 264 Mamografias, 80 USGs de Mama, 03 Biópsias); h. Dia D – Novembro Azul Sempre – (450 Consultas em urologia, 379 Exames de PSA, 52 Testes Rápidos – DST, 64 Solicitações USG Próstata, 07 Solicitações Biópsias, 18 Urologistas da rede Municipal envolvidos);
i. Projeto CenDor – HMSI – Tratamento Intervencionista da Dor;
j. Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) – Projeto em parceria do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz;
k. Projeto Integra Tele UTI – é um programa de educação continuada em UTI para profissionais de saúde, online, em tempo real, de caráter multidisciplinar. Projeto em parceria com Incor e Hospital das Clínicas.

Finalizo esta carta, agradecendo a Deus, a minha família, a meu esposo, cuja compreensão foram fundamentais para me manter de pé diante da batalha que travei para salvar vidas desde o dia 01 de janeiro deste ano. Na verdade, a luta pela vida sempre fez parte do meu dia-a-dia como médica. Agradeço do fundo do meu coração a cada trabalhador e trabalhadora da saúde que deixou sua família para ir à “linha de frente” no combate a este inimigo invisível que vitimou tantos colegas, amigos e familiares. A história guardará para sempre os nomes desses heróis e heroínas.

Deixo meus agradecimentos aos Órgãos de Controle, ao Ministério Público Estadual Dr. Antonio Hortencio Neto e demais procuradores, a Procuradoria da Saúde, Ministério Público Federal em especial a Dr. Guilherme Ferraz e a Dra. Janaina Andrade, Ministério Público do Trabalho na pessoa de Dra. Andressa Coutinho e Dr. Eduardo Varandas, a CGU na pessoa de Dr. Severino Queiroz, aos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Dr. Fernando Catão, Antônio Gomes Filho e demais conselheiros e procurados, ao Secretário de Estado da Saúde Dr. Geraldo Medeiros, aos órgãos de imprensa, sempre muito parceiros nas divulgações das ações da Saúde. 

Destaco minha gratidão ao Prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, um grande comandante, dedicado, obstinado, um verdadeiro líder, sempre atuante em cada decisão e diariamente presente na SMS-JP e ao Vice Prefeito Leo Bezerra pela confiança e dedicação. Registro a certeza do dever cumprido para minha amada João Pessoa, por quem dediquei toda
a minha energia e meu intelecto nos últimos 353 dias. 

Adiei muitos sonhos neste ano, entre eles o da maternidade, mas sei que o tempo de Deus é bom, perfeito e agradável. 

Por fim revestida com a vontade de fazer o bem e coragem que vem do Alto, arregaço as mangas nessa nova estrada! Deixo a função de auxiliar do Executivo municipal com a convicção de ter dado meu melhor pelo povo de João Pessoa.

“NADA RESISTE AO TRABALHO” – Euryclides de Jesus Zerbini

Rossana Maria da Nova Sá

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × 5 =