A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Vigilância Sanitária, alerta sobre uma série de medidas que precisam ser tomadas com a higiene alimentar no respeito aos cuidados com o manuseio, preparação e armazenamento dos alimentos, que são práticas importantes para diminuir o risco de contaminação e ocorrência de doenças, como a intoxicação alimentar.

De acordo com a nutricionista e diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Alline Grisi, os cuidados com a higiene pessoal são imprescindíveis para evitar a contaminação dos alimentos. Antes de qualquer contato com comidas, é necessário lavar bem as mãos com água e sabão.

“A higiene é muito importante antes do contato com alimentos para evitar qualquer tipo de contaminação. As mãos precisam ser bem lavadas, as pessoas que lidam com alimentos precisam estar com roupas adequadas, com toucas no cabelo. Além disso, os utensílios como pratos, talheres e panelas precisam estar sempre bem higienizados”, explicou a profissional.

Em relação aos alimentos, também é necessário lavar bem as frutas, verduras e legumes antes de armazená-los e antes de serem consumidos. Outro cuidado importante é com o armazenamento. É importante armazenar os alimentos na temperatura correta para evitar a proliferação de microrganismos.

Alline Grisi também destacou a necessidade ter atenção ao consumir alguns tipos de alimentos em restaurantes. “Ao consumir comidas do tipo buffet nos restaurantes é necessário reparar bem na forma como eles estão sendo armazenados. Eles nunca podem passar de quatro a seis horas no local. Alimentos com molho, alimentos crus como sushi, se não forem bem preparados e bem armazenados, podem causar intoxicação alimentar”, orientou.

Doenças – A ingestão de alimentos contaminados podem causar uma série de problemas aos seres humanos. As intoxicações alimentares são muito comuns, principalmente causadas por bactérias, como a Salmonella. Dentre as doenças causadas por esta bactéria, podemos destacar a salmonelose, que é caracterizada por dor abdominal, vômitos e diarreias. O contágio acontece, principalmente, pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos que estejam contaminados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + 2 =