Saúde promove “Dia D de vacinação contra a Febre Amarela e Multivacinação” neste sábado
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Imunizações, promove, neste sábado (17), o “Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela e Multivacinação”. O objetivo é ampliar a oferta de vacinas, atualizar os esquemas de vacinação de rotina e melhorar as coberturas nos 223 municípios do estado. Em João Pessoa, a ação vai acontecer no Parque Solon de Lucena (Parque da Lagoa), das 8h às 13h, com a oferta de multisserviços em saúde, como testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, hepatites e HIV), e cadastro para castração de animais e cirurgias de castração, previamente agendadas pelo Castramóvel.
Em todo estado, serão disponibilizados 823 postos com a oferta de vacinas do calendário nacional de vacinação para toda a população. Um dos focos deste ‘Dia D’, além de atualizar o calendário de vacinas de crianças, adolescentes, adultos e idosos, é ampliar a cobertura vacinal contra a febre amarela, cuja taxa está em 47,13%. O percentual é considerado baixo, tendo em vista que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Até o momento, de acordo com os dados consolidados pela SES, no período de janeiro a julho, de 2024, apenas 16 municípios paraibanos atingiram ou ultrapassaram essa meta, sendo Zabelê o que mais vacinou, com 166,67% de cobertura. Entre os municípios que menos vacinaram contra a febre amarela destacam-se São Bentinho (16,13%), Baía da Traição (16,67%), Areia de Baraúnas (23,81%), Marcação (24,14%) e São José do Bonfim (25,58%). João Pessoa e Campina Grande estão, respectivamente, com 37,22% e 29,7% de cobertura vacinal.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações, da SES, Márcia Mayara, a Paraíba tem alcançado avanços significativos na cobertura vacinal de diversas vacinas, refletindo os esforços persistentes da SES dedicados à promoção da saúde pública e à prevenção de doenças por meio da vacinação. “É relevante ressaltar que a única vacina para a qual a Paraíba não tem apresentado avanços é a da febre amarela. Diante deste cenário atual, o Dia D será marcado por um chamamento especial para a melhoria das coberturas vacinais contra este agravo”, pontuou.
Márcia lembrou ainda que, além de eventos como o Dia D, há outras ações de rotina que os municípios podem desenvolver para auxiliar no alcance das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), em relação a todas as vacinas. “Sugerimos que estendam o horário de funcionamento dos postos de saúde para além do expediente comercial; aproveitem a presença das crianças aos postos de saúde para realizar a vacinação e verificar se há outras atrasadas; realizem busca ativa de crianças e adolescentes em escolas, creches, domicílios, entre outros e garantam a vacinação de públicos de difícil acesso, disponibilizando transporte, equipe e materiais necessários.
Portal Paraíba