Entretenimento

Santa Isabel vai realizar mutirão de colonoscopia; meta é atender cerca de 200 pacientes

O mês de março chegou e a Prefeitura de João Pessoa se engaja nas ações da campanha ‘Março Azul’ reforçando a prevenção e conscientização ao câncer de intestino. Com esse objetivo, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), maior equipamento hospitalar municipal da Capital, vai realizar um mutirão de colonoscopia nos dias 25 e 26, onde 200 pacientes serão beneficiados com a realização do exame.

O mutirão tem como objetivo agilizar possíveis diagnósticos de câncer de intestino, além de outras doenças intestinais, e vai beneficiar pacientes que já se encontravam na fila de espera da Regulação Municipal, reduzindo a demanda reprimida existente.

Segundo Frederico Campos, médico colonoscopista e coordenador do mutirão, o câncer de intestino é o segundo que mais atinge homens e mulheres. É também o segundo tipo que mais mata em todo o mundo, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença é mais comum em pessoas com mais de 45 anos de idade ou naquelas que têm antecedentes familiares de casos positivos. E o exame de colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais.

“O exame é indicado a partir dos 45 anos para homens ou mulheres. Preferencialmente, a partir dessa idade, o paciente deve procurar um médico, o seu clínico ou um médico especialista, para avaliação dessa indicação do exame”, alerta Frederico Campos.

A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, destaca o grande trabalho de planejamento que está sendo organizado pelo hospital e seus profissionais para o êxito do mutirão, que se destina a prevenção e tratamento do câncer de intestino.

Durante os dois dias, 25 e 26 (sábado e domingo, respectivamente), o hospital terá quatro salas de cirurgias e duas de exames dedicadas exclusivamente para o atendimento dos pacientes. “A ação envolve uma organização grande, que contará com a participação de médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, recepcionistas e pessoal de apoio”, destacou Adriana Lobão.

Equipe – Toda a ação está sendo coordenada pelo colonoscopista Frederico Campos, que está organizando o mutirão juntamente com o médico Francisco de Sales Moreira Pinto, coordenador do Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do Hospital Santa Isabel, e com a médica coloproctologista Shirlane Frutuoso, coordenadora do Programa de Residência de Coloproctologia do HMSI.

O mutirão conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed/Regional Paraíba) e o apoio da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da iniciativa privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo